Com 12% da construção concluída, novo prédio da Aleto tem entrega prevista para dezembro de 2025.
Os deputados estaduais realizaram, nesta terça-feira (18), uma vistoria na obra de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), localizada ao lado da sede atual, na Praça dos Girassóis. A expansão faz parte das ações prioritárias da gestão do presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e conta com o apoio dos 23 parlamentares da Casa.
Avanço acima do esperado
Iniciada em outubro de 2024, a construção do novo prédio já atingiu 12% de execução, um percentual superior ao esperado para o período, segundo avaliação do superintendente de Obras da Agência de Obras do Tocantins (Ageto), Cândido Colino. O planejamento prevê que toda a estrutura esteja pronta até julho deste ano, com os acabamentos sendo finalizados nos meses seguintes. A previsão de entrega em dezembro de 2025 está mantida.
Importância da ampliação
Para o presidente da Aleto, Amélio Cayres, a obra representa um avanço significativo para o Poder Legislativo Estadual, que há 30 anos ocupa o Palácio João D’Abreu. “Esse é um grande sonho dos deputados e, principalmente, de toda a família Assembleia Legislativa”, destacou.
Com a ampliação, os setores administrativos e a Escola do Legislativo estarão localizados próximos aos gabinetes parlamentares, otimizando o funcionamento interno. Além disso, haverá uma redução de custos no orçamento da Aleto, eliminando despesas com aluguel, energia, água, internet e deslocamento de servidores.
Investimento e fiscalização
A obra, executada pela construtora Acauã, conta com um investimento de R$ 18 milhões e uma área total de 5.300 metros quadrados. O projeto, que originalmente previa um prazo de 24 meses para conclusão, está sendo rigorosamente acompanhado e fiscalizado pela Ageto, garantindo a transparência na execução dos recursos públicos.
Presença dos parlamentares
A vistoria contou com a participação dos deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Luciano Oliveira (PSD), Professor Júnior Geo (PSDB), Vanda Monteiro (UB) e Wiston Gomes (PSD), além de diretores, coordenadores e servidores da Assembleia Legislativa.
Compromisso com a celeridade da obra
O presidente Amélio Cayres reforçou a exigência para que a empresa responsável mantenha o cronograma dentro do planejado. “Nós já temos os recursos no orçamento e, por isso, exigimos da empresa celeridade para entregarmos essa obra até dezembro”, afirmou.
Com a ampliação, a Assembleia Legislativa do Tocantins se prepara para oferecer um espaço mais adequado para o exercício do trabalho legislativo e para o atendimento à população tocantinense.