Deputado Gutierres Torquato recebe presidente da Ande Brasil em Gurupi para impulsionar a Equoterapia no Tocantins

logo

Conecte conosco

Deputado Gutierres Torquato recebe presidente da Ande Brasil em Gurupi para impulsionar a Equoterapia no Tocantins

Deputado estadual Gutierres Torquato busca orientações para implementação de Centro de Equoterapia no Tocantins

Na tarde de quinta-feira, dia 25, o deputado estadual Gutierres Torquato recebeu no Instituto Gratidão Tocantins, em Gurupi, o Cel Jorge Dornelles Passamani, presidente da Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil). Gurupi se tornou a primeira cidade do Tocantins a abrigar um centro de Equoterapia.

O encontro teve como objetivo discutir o projeto de equoterapia do Governo do Estado e buscar orientações do presidente da Ande Brasil para sua implementação. O deputado Gutierres ressaltou a importância da visita, destacando que o governador planeja implantar um Centro de Equoterapia em Palmas, que beneficiará pessoas com neurodiversidades.

“A visita do Cel Dornelles é muito importante para o projeto de equoterapia do Governo do Estado. Nosso governador está empenhado em implantar um Centro de Equoterapia em Palmas, que transformará a vida das pessoas com neurodiversidades”, afirmou o deputado Gutierres Torquato. No mês de maio, o deputado acompanhou o governador Wanderlei Barbosa em uma visita à sede da Ande Brasil, em Brasília, para tratar sobre as questões relacionadas à neurodiversidade.

Durante a visita a Gurupi, o presidente da Ande Brasil também teve a oportunidade de conhecer o Instituto Gratidão Tocantins, onde o projeto de Equoterapia foi implantado na Apae do município. Ele elogiou a sensibilidade do deputado Gutierres em relação às pautas da neurodiversidade e destacou a parceria com o Governo do Estado, que possibilitará a expansão do projeto para Palmas e, posteriormente, para outros municípios.

“Gurupi serviu como modelo e vamos levar a equoterapia para Palmas, juntamente com o Governo do Estado, para o Palacinho. A nossa intenção é também levar para outros municípios”, ressaltou o presidente da Ande. A associação, que é referência em todo o Brasil, já conta com 450 centros de equoterapia espalhados pelo país.

O projeto de implantação do Centro de Equoterapia em Palmas teve início em março deste ano, quando o deputado Gutierres apresentou um requerimento solicitando o uso da cavalaria da Polícia Militar do Estado do Tocantins para esse fim. O pedido foi acolhido pelo Governo do Estado, que anunciou oficialmente a implantação do centro no Palacinho, com o apoio da cavalaria da PM.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como recurso terapêutico. Com uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, busca promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com neurodiversidades, proporcionando benefícios físicos, emocionais e cognitivos.

Com a expansão do projeto para Palmas e a criação de um centro de referência, mais pessoas no Tocantins terão acesso aos benefícios da Equoterapia, auxiliando no seu desenvolvimento e bem-estar.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA