Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins

logo

Conecte conosco

Degustação de receitas nada convencionais no estande da Setas atrai público da Agrotins

Aproveitamento integral dos alimentos e plantas alimentícias não convencionais são bases dos pratos apresentados ao público

Já pensou em comer a casca da banana? E substituir o frango por caju na torta? Imagina um doce parecido com a cocada, mas feito da casca da melancia! Sim, tudo isso é possível e você pode degustar e aprender, gratuitamente, no estande da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas ) na 22ª edição da Agrotins.

Buscando incentivar uma alimentação saudável e econômica a Setas desenvolve um projeto que ensina a população a aproveitar os alimentos típicos da nossa região de forma integral, além de inserir nos cardápios plantas alimentícias não convencionais (PANC). Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da Setas, Jéssica Santana, a iniciativa promove um alimentação mais rica nutricionalmente e a geração de renda: “Temos uma grande variedade e abundância de bons alimentos em nosso cerrado e muitas vezes as pessoas não sabem como aproveitar, nossa intenção é despertar a criatividade da população e proporcionar cardápios mais nutritivos e uma fonte de renda com venda de pães, doces geleias, compotas e muito mais”. Pontua a gerente.

Durante a Agrotins 2022, que acontece de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, a Setas demonstrará a iniciativa por meio de palestras, oficinas e degustações e os interessados podem conferir a programação abaixo.

A professora de Agronomia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Lagoa da Confusão visitou o estande da Setas no Pavilhão Institucional da Agrotins e se surpreendeu com o trabalho realizado com as PANCs: “São alimentos ricos nutricionalmente que iriam para o lixo, mas aqui viram saborosas receitas, que tanto podem ser consumidas quanto se transformarem em fonte de renda. Provei o brigadeiro de casca de banana verde e é delicioso”. Comenta a visitante.

 

Exposição da política de Segurança Alimentar e Nutricional

Com a parceria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea – To) a Setas também está apresentando as principais pautas da área durante a Feira. A gerente Jéssica Santana explica que é fundamental mostrar para a população e gestores municipais a importância de consolidar os instrumentos que promovem o debate, o controle social e a execução da política de SAN. “Estamos trabalhando pela implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) e o nosso Plano Estadual de Segurança Alimentar, quem desejar saber mais sobre essa política que trabalha o combate a fome estamos a disposição no estande da Setas”. Diz a gerente.

Para a estudante de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Bárbara Mydiã, além da deliciosa experiência de degustar alimentos que poderiam terminar no lixo a visita ao stand da Setas foi uma surpresa pela oportunidade de conhecer o Sisan: “Não tinha conhecimento de um Sistema que trabalhe para garantir alimentação de qualidade a pessoas mais carentes”. Comenta a visitante.

A autônoma , Karoline Martins, também aprovou a iniciativa: “Todos nós queremos ter uma  alimentação saudável, mas muitas vezes não sabemos por onde começar. Aqui além de comer coisas deliciosas aprendemos a preparar de forma saudável”.Agradeceu Karoline.

Programação

Data 10/05 – Terça-feira.

Horário – 9h às 17h

Local : Estande circular 7 – Pavilhão Institucional

Ação : Exposição e degustação de produtos com aproveitamento integral de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais.

Data 11/05 – Quarta –Feira

Horário – 9h às 17h

Local : Estande circular 7 – Pavilhão Institucional

Ações :  – Exposição e degustação de produtos com aproveitamento integral de alimentos regionais e plantas alimentícias não convencionais.

– Divulgação do Sistema e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional

– Dinâmicas de grupo

Data 12/05 – Quinta-feira

Horário – 14h às 17h

Local : Laboratório de Ciências e Tecnologia de Alimentos -LACTEC

Ação : Minioficina de Aproveitamento Integral de Alimentos Regionais e Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANCs com , Ana Karla Rodrigues-  Engenheira de Alimentos e Nutricionista

Data 13/05 – Sexta –feira

Horário – 10h30 às 11h40.

Local : Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária Rural CTC

Ação : Palestra – ‘Segurança Alimentar e Nutricional e Inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais- PANCs na Alimentação” com , Ana Karla Rodrigues-  Engenheira de Alimentos e Nutricionista

Data 14/05 – Sábado

Horário – 9h às 17h.

Local : Estande circular 7 – Pavilhão Institucional

Ação : Divulgação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA