logo

Defesa da Pessoa Idosa é tema de encontro em Lagoa da Confusão

A busca constante de mecanismos que possibilitem o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa foi o tema colocado em prática no encontro quinzenal com um grupo de idosos que a Secretaria Municipal de Assistência Social de Lagoa da Confusão, por meio do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, realizou na  tarde de quinta-feira (16), na orla da Lagoa.

6  LAGOA - FOTO ZACARIAS MARTINSEsses idosos são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do CRAS, cujo trabalho é desenvolvido em parceria com  o CREAS – Centro Especializado de Assistência Social, que  é  o órgão da Prefeitura de Lagoa da Confusão responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados.

Durante o encontro, a equipe multiprofissional do CREAS dividiu os idosos em grupos e os orientaram sobre seus direitos nessa fase da vida e os procedimentos que devem fazer para se proteger ou denunciar casos de maus tratos.

2  LAGOA - FOTO ZACARIAS MARTINSDe acordo com a coordenadora do CREAS de Lagoa da Confusão, Nilza Ferreira de Souza, é importante lembrar que a violência não está relacionada apenas à agressão física. A negligencia, cita ela como exemplo, é uma forma de violência praticada contra o idoso.

A coordenadora disse ainda que várias ações desenvolvidas pelo CREAS têm papel importante para sensibilizar a sociedade em prol do combate a violência contra a pessoa idosa, mais uma vez mostrando os canais de denuncia, através do disque 100 e o trabalho realizado de prevenção e valorização da pessoa idosa e o estimulo do conviveu social.

Políticas públicas

16  LAGOA - FOTO ZACARIAS MARTINSJá a coordenadora do CRAS, Maita Coelho, informou que a administração do prefeito Neto Lino (PSD) tem colocado em prática um conjunto de políticas públicas voltado à pessoa idosa, por entender que todo cidadão tem o direito ao envelhecimento de forma saudável e com dignidade.

“Além disso, também é significativo o trabalho desenvolvido pelo Governo Municipal de Lagoa da Confusão no setor social, visando a proteção e acolhimento de crianças, adolescentes e de todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, pontuou a coordenadora.

____________




Fonte:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.