Você sabe como agir ao presenciar uma parada cardiorrespiratória? Para capacitar professores e estudantes de escolas do Ensino Médio em Gurupi em suporte básico de vida, o curso de Fisioterapia da UnirG – Universidade de Gurupi, começou um projeto que leva orientações sobre procedimentos a serem executados em situações de emergência cardiovascular.
As atividades começaram na última semana na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e será estendida para outras escolas.
“É um protocolo que deve ser executado por qualquer indivíduo que identifique uma parada cardiorrespiratória, o que aumenta a chance de sobrevida do indivíduo que apresente tal condição”, explica a professora responsável pelo projeto de extensão curricularizada da disciplina de Urgência e Emergência no curso de Fisioterapia, Marcella Sales.
Ainda segundo ela, “a cada ano são registrados cerca de 200 mil paradas cardiorrespiratórias, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sendo que metade ocorre fora de hospitais. É um tema muito relevante, por quanto maior o conhecimento da população, menor a incidência de casos”.
O projeto é desenvolvido por acadêmicos do 8º período de Fisioterapia.