Os vencedores do projeto Cidadão Universitário da UnirG foram conhecidos neste sábado, 16, após a gincana solidária e as competições esportivas, realizadas no Sesi/Senai.
O curso de Enfermagem venceu a edição, com 9.350 pontos, seguido de Engenharia Civil, com 4.800 e Fisioterapia com 3.350 pontos. A equipe que conquistou o primeiro lugar foi premiada uma caixa de som média, da JBL, doada pela gerente Regional da Jaime Câmara, Marilene Carvalho, e um utensílio moderno de cozinha, pelo gerente Rodrigo Souza, da loja Nosso Lar.
O projeto Cidadão Universitário é o pioneiro no Tocantins e mais uma vez contou com a participação de calouros, veteranos, professores, coordenadores de cursos e gestores. Em sua 33ª edição foram realizadas provas de cunho social, esportivas e culturais.
As provas sociais foram destaques e aedição comemora a arrecadação de 13 toneladas de alimentos, recorde desde a parceria com o projeto Mesa Brasil do Sesi, responsável pela distribuição nas instituições beneficentes.
A edição contou ainda com 75 doações de bolsas de sangue e 21 cadastros de medula óssea, no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi.
Para a coordenadora da equipe organizadora, a professora Gisela Guadalupe, trabalhar com o Cidadão Universitário foi um desafio, “mas estamos satisfeitos em criar um canal com os estudantes, representantes de salas, DCE, centros acadêmicos, atléticas e isso nos ajudou a motivar. O projeto terá algumas alterações, porém, estamos muito felizes com os resultados”, frisou.
Conforme o pró-reitor de Graduação e Extensão, Me. Eduardo Miranda, a proposta da nova coordenação do projeto foi de resgatar a ideia inicial do Cidadão, que mobilizava toda a cidade. “Nós somos contra a aplicação do trote violento, pois esse não é o nosso propósito. Pelo efeito positivo desta edição, percebemos que o Cidadão está resgatando a sua forma original, com abertura de conversas com acadêmicos e mais participação de todos”, destacou o pró-reitor.
Provas esportivas
As competições esportivas foram iniciadas na manhã deste sábado, com a prova da pedalada e os torneios de voleibol (misto) e futsal (masculino e feminino).
Dábia Batista, acadêmica do 1º período de Farmácia, demonstrou satisfação com a forma em que foi recepcionada na Instituição. “O Cidadão é excelente, pois promove a integração de todos os cursos, com muita diversão, solidariedade e não apenas competitividade”, frisou a estudante.
Durante o início da tarde foi realizada uma prova inovadora, Gincana dos Bombeiros. As atividades contaram ainda com provas enigmas, relâmpago e surpresas.
Os parceiros do 33º Cidadão Universitário são: Jaime Câmera, Radio Araguaia FM, Sesi, Núcleo de Hemoterapia, Corpo de Bombeiros, Banco de Leite Humano do HRG e a loja Nosso Lar.