Serviço: Arte da Palavra – Circuito de Criação
Oficina: Mediação de livros na Biblioteca: desafios e resultados, com Wilson Jequitibá (RJ)
Inscrições: Até o dia 22 de julho, no link https://forms.office.com/
r/iHY4XfVm8g Data da oficina: 22 a 26 de julho
Horário: 13h30 às 17h30
Classificação Indicativa: 18 anos
Local: Centro de Atividades Sesc Araguaína
Outras informações: literatura@
sescto.com.br / [email protected] ou (63) 3212-9948
Se você tem interesse em vivenciar o processo de mediação de leitura, no próprio fazer, no encontro com os livros, na contação de histórias e nos desdobramentos criativos desta atividade, o Centro de Atividades Sesc, em Araguaína, recebe a oficina “Mediação de livros na Biblioteca: desafios e resultados”, com Wilson Jequitibá (RJ), nos dias 22 a 26 de julho, das 13h30 às 17h30.
As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo link https://forms.office.com/
Mediação de livros na Biblioteca: desafios e resultados
A oficina tratará de temas como: os livros e a arteterapia; os livros e a contação de histórias; os livros e a música; os livros e a ludicidade; e os livros e a criação literária. Cada tema traz seu aprofundamento para que os alunos possam ter um melhor aprendizado na área.
Sobre o Ministrante
Wilson Jequitibá é contador de histórias, bibliotecário, músico, arteterapeuta, ator, mentor e facilitador de oficinas. Iniciou a contação de histórias em 2008 quando coordenava a Biblioteca Comunitária do Instituto Solar Meninos de Luz, localizada no Morro do Pavão. Lá, desenvolveu dois projetos de contação de histórias com o intuito de incentivar a leitura: “Trilhas de Histórias” e a Oficina Criativa “Arte e leitura: interseções”. Coordenou a Biblioteca Parque da Rocinha, desenvolvendo ações culturais, principalmente as de incentivo à leitura e promoção do livro, como a Oficina “Pais contadores de histórias”, para famílias, e a oficina “Que árvore eu sou?”, para alunos e professoras da rede pública.
Arte da Palavra
O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.