Exposição: Monólogos Interiores
Expositores: Rayanne Ellem e Davi Cavalcante
Data: 05 de julho a 12 de agosto
Abertura oficial: 05 de julho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube do Sesc Tocantins
Local:Galeria de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte)
Entrada:Gratuita
Informações: (63) 3212-9922 ou pelo e-mail [email protected]
Rayanne Ellem
Rayanne é uma artista aracajuana que utiliza a auto expressão como base das suas obras, por meio da escrita, música, vídeo, fotografia, colagem, entre outras linguagens, suas criações apresentam temas que partem de uma reflexão individual sobre a realidade que a cerca, contexto social ou histórico enquanto mulher negra.
Respeitando o devir artista, hoje ela foca em sua graduação de psicologia, como uma maneira de entender melhor como trabalhar a arte e o indivíduo. Seu trabalho já esteve no 7º Salão de Fotografia (Aracaju) e em exposição no Centro Cultural de Aracaju com a série Monólogos Interiores.
Davi Cavalcante
Graduado em Comunicação Social (UNIT), Davi é um artista aracajuano multifacetado que enxergou em sua formação possibilidades de voltar para a arte. Nos últimos anos investiu seus esforços em estudar e produzir a partir da linguagem não-verbal utilizando o corpo como ferramenta de seu trabalho autoral que vem sendo reconhecido em salões de artes, prêmios como o 27º Salão dos Novos (Aracaju), publicações nacionais e internacionais como a Vogue Itália, aquisições em acervos públicos como MAC Paraná e lhe rendeu uma participação recente na residência artística Cine Luso 2019 (Bruxelas, BE).
Monólogos Interiores
A exposição “Monólogos Interiores” foi desenvolvida durante o isolamento social da pandemia do Covid-19 e é formada por 10 obras bidimensionais, que tem como ponto de partida o livro “Destrua esse diário” da ilustradora Keri Smith, além do objeto “Líquido aqui” composto por óculos e copo com água e da instalação “Tente usar a boca” que possui 17 cassetetes sintomáticos que intercalam silêncios, palavras e frases. Dessa forma, a exposição possibilita diferentes fruições, tensiona os limites do isolamento social e abala sutilmente a intensa seletividade da branquitude, pois mostra como o vocabulário brasileiro ainda é carregado de racismo e cerca os sentimentos e corpos das pessoas negras por filtros e lentes, transformando palavras, balas e cassetetes em marcos históricos, sociais e desafetos.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.