Pré-candidato Cristiano Pisoni (PSDB) propõe iniciativa de troca de recicláveis por alimentos.
Imagine poder trocar materiais que iriam para o lixo da sua casa por alimentos que irão deixar suas refeições mais saborosas e nutritivas. Essa é a proposta do projeto Feira Verde, que tem sido um sucesso em Apucarana, no Paraná, e agora está sendo trazido como proposta de gestão pelo pré-candidato a prefeito de Gurupi, Cristiano Pisoni (PSDB).
Um Projeto Sustentável e Beneficiário
O projeto Feira Verde, idealizado pela prefeitura de Apucarana, tem como objetivo fomentar campanhas de trocas de resíduos recicláveis por produtos hortifrutigranjeiros de época ou outros produtos agrícolas, preferencialmente, produzidos por pequenos produtores rurais. A população leva materiais recicláveis ao ponto de troca definido e recebe alimentos frescos e nutritivos, comprados dos produtores pela prefeitura.
Benefícios para Toda a Comunidade
Cristiano Pisoni destacou os diversos benefícios do projeto para a comunidade: “A prefeitura sai pelos bairros com o caminhão cheio de verduras e volta com ele cheio de material reciclável, que será repassado às cooperativas de reciclagem. Todo mundo sai ganhando: quem produz a verdura e vende para a prefeitura, as cooperativas e catadores que podem vender o material recolhido para a indústria; mas, quem ganha mais é a cidade, sem tanto lixo espalhado, entupindo bueiros e causando alagamentos no período chuvoso. Além de tudo isso, nossa população ainda se alimenta melhor, tendo maior acesso aos produtos oferecidos”, destacou ele.
Um Projeto para o Futuro de Gurupi
Cristiano Pisoni enfatizou a sustentabilidade e a continuidade do projeto, independentemente de quem estiver à frente da prefeitura: “Essa forma de mão de obra é a mais correta, porque não fica favorecendo o nome de nenhum político e é um projeto que pode ser perpetuado, independente de qual prefeito assumir depois da implementação”, explicou. A proposta visa garantir uma cidade mais limpa, sustentável e com uma população mais saudável.