Com objetivo de colher informações e buscar efetivação de resultados, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal para investigar a BRK Ambiental em Gurupi constituída por vereadores e assessoria técnica estiveram na capital do Tocantins nessa quinta, dia 19 de setembro.
Durante as visitas que começaram na Casa Civil do Governo do Estado, além dos membros da CPI participaram da exposição o vice-governador Wanderley Barbosa, Secretário Chefe da Casa Civil Dr Rolf Vidal, Deputado Gleydson Nato, Dra Juliana Matos da Agência Tocantinense de Regulação(ATR), Eng. Romis Alberto da Agência Tocantinense de Saneamento(ATS). “O governo do Estado não vai fechar os olhos as cobrança da sociedade. Vamos rever e avaliar bem toda essa condição legal e técnica da concessionária, para que o povo tocantinense não seja prejudicado com altas taxas e serviços de baixa qualidade”, afirmou o vice-governador Wanderley Barbosa, dizendo que em breve apresentará a Assembléia Legislativa informações importantes sobre essa concessão. Estiveram também presentes como convidados nessa reunião no Palácio Araguaia os vereadores André Caixeta, Marilis Fernandes e suas respectivas assessorias parlamentares.
No periodo da tarde, a Comissão esteve presente na Defensoria Pública do Estado (DPE), onde foram recebidos pelo Defensor Público Geral, Dr. Fábio Monteiro e Dr. Daniel Gezoni (NUDECON). Na reunião foram apresentadas algumas atuações e resultados da DPE-TO junto às demandas dos consumidores da Concessionária de Saneamento de água e esgoto sanitário no Tocantins. “Essa visita na DPE nos deixou claro a insatisfação da população tocantinense quanto aos serviços e cobranças de taxas realizadas pela BRK Ambiental em Gurupi e em todo o estado. Além de observar que a Defensoria Pública está fazendo um trabalho importante à sociedade tocantinense., disse o vereador e presidente da CPI, Sargento Jenilson.
Em seguida a Comissão concluiu os trabalhos visitando o PROCON Municipal de Palmas e principalmente conhecendo a estrutura da Agência Reguladora de Palmas(ARP) para entender a estrutura funcional, administrativa e financeira desse órgão regulador e fiscalizador de serviços concedidos na capital. Na oportunidade os membros da CPI foram recepcionados pelo Presidente da Agência Pública, Dr. Fabio Souza e o Superintendente Dr. Ducelio Stival.
“Todas as visitas foram importantes, principalmente quanto a disposição do Governo e a ATR para chegarmos em algumas melhorias para população. E assim como perceber o excelente trabalho da Defensoria Pública e da Agência Reguladora de Palmas que serve de exemplo para Gurupi”, afirmou o vereador e relator da CPI, Ataíde Leiteiro.