A corrida em alusão à Força Tática foi planejada por iniciativa da comunidade para promover a interação entre a sociedade e a Polícia Militar, bem como incentivar a qualidade de vida através da prática de atividade física.
A primeira edição da corrida “Admiradores da Força Tática”, organizada pela comunidade em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) e a equipe da Força Tática da Unidade, aconteceu na manhã desse último sábado, 25, no município de Gurupi. O evento teve por finalidade homenagear e prestigiar a Força Tática da Polícia Militar
A corrida teve um percurso de cinco quilômetros e iniciou-se no pátio do quartel, onde mais de 200 atletas se concentraram e foram distribuídos em dois pelotões, que seguiram pela avenida Goiás e percorreram trechos da avenida Maranhão até a prefeitura e retornaram para o ponto de partida.
O tema “Admiradores da Força Tática” surgiu após a criação de um grupo do WhatsApp, de integrantes da população, com o intuito de externar a admiração e promover maior proximidade com a Polícia Militar. O projeto visou ainda, proporcionar aos participantes uma experiência única, de maneira que cada componente vivenciasse um pouco dessa tradição militar, que é a corrida em pelotões com canções militares.
“Gostei muito de participar da corrida. A vibração da Força Tática é incrível! O encorajamento e o incentivo com que eles dominaram o grupo participante da corrida foi motivador. Mesmo diante de muita chuva e frio, todos estavam muito determinados. Interessante também a forma como trabalharam a união do grupo. Ao final da corrida alguns já estavam cansados, então eles diminuíram o ritmo e reforçavam em voz alta para todos prosseguirem, sem desistir.
Com certeza, uma pequena experiência que aproxima mais ainda a população da Polícia, exaltando a admiração merecida. A corrida foi bastante divulgada pelo Grupo Admiradores da Força Tática, inclusive quero parabeniza-los pela iniciativa. Devemos dar mérito a quem realmente merece e os Policiais são, sem dúvida, verdadeiros Guerreiros”, disse a farmacêutica Keytty Oliveira Xavier, uma das atletas participantes do evento.
Ao final da corrida foi servido um café da manhã para todos os atletas. Uma parte dos alimentos arrecadados foi doada à Casa de Passagem e Apoio à Criança e Adolescente de Gurupi.
O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, destacou que a corrida foi um sucesso, sendo elogiada pelos atletas. “Os organizadores do evento e parceiros estão de parabéns. Eu acompanhei a corrida e vi a empolgação dos participantes, superando seus limites. É gratificante poder proporcionar a prática esportiva não só para o nossos militares, mas também para o público em geral”, afirmou o comandante.