O período foi marcado pela chegada de novas viaturas e novos Aspirantes a Oficiais
Faz 100 dias, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins está sob o Comando Geral do coronel Peterson Queiroz de Ornelas. E o momento é de celebração de uma série de conquistas para a tropa, bem como elencar novidades que estão por vir em 2024. Ornelas foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa no dia 01 de novembro de 2023, e não nega a satisfação pela confiança em seu nome e em sua carreira, para estar à frente de uma das instituições de maior credibilidade no Brasil.
O comandante-geral listou várias ações realizadas ao longo destes 100 dias, como resultado de conquistas que refletem no bem-estar para cada bombeiro militar e, de forma direta, também para a população.
Em dezembro de 2023, o CBMTO completou 31 anos de criação, e recebeu o governador Wanderlei Barbosa com uma comitiva de secretários estaduais e também os ex-comandantes do CBMTO para a cerimônia de inauguração da Galeria dos Ex-Comandantes e entrega de Medalhas. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa entregou viaturas e diversos equipamentos para uso operacional dos bombeiros militares.
“Os 100 dias representam a vontade e a determinação de servir bem a sociedade tocantinense. Agradeço muito ao governador Wanderlei Barbosa por ter me dado essa responsabilidade de estar à frente dos oficiais e dos praças aguerridos, que buscam sempre o melhor atendimento para os bombeiros e para a população”, afirmou o coronel Ornelas.
O comandante-geral, além de acompanhar as ações em andamento, já olha para a frente vislumbrando uma grande conquista para os bombeiros militares tocantinenses. Ornelas revelou que “estivemos reunidos com o alto comando do CBMTO e chegamos à conclusão de que temos possibilidades de instalarmos aqui no Tocantins, o Curso de Formação de Oficiais (CFO), e iniciaremos a primeira turma em questão de meses”.
O anúncio é fruto de decisões recentes do Comando Geral, e que refletem em grande avanço para a tropa. E há outras medidas, segundo o coronel Ornelas.
“Buscamos sempre trabalhar na especialização dos quadros da corporação, tanto que estamos em pleno andamento também com Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), e o Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA), e ainda estamos propondo ao governador, que o mais breve possível, inicie os Cursos de Formação de Praças (CFP), e o Curso de Formação de Oficiais (CFO), para dar um novo dinamismo e dar um novo ânimo para aos nossos militares”, frisou o comandante.
Outras ações
Muitas outras demandas foram atendidas pelo coronel Ornelas ao longo de seus primeiros 100 dias de gestão. Entre elas estão as parcerias com a Prefeitura de Palmas, que mantém o CBMTO frente da gestão da Escola de Tempo Integral Professora Margarida Lemos Gonçalves/Colégio Militar, no Lago Sul, com mil alunos; e ainda com a Secretaria de Estado de Educação, para a gestão, em 2024, da Escola de Tempo Integral Santa Rita de Cássia, na Aureny I, com 500 alunos.
Logo após sua nomeação, o coronel Ornelas visitou o 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Araguaína, onde se encontrou com toda a tropa, levando mensagem de tranquilidade e harmonia. O mesmo foi feito com o 3º Batalhão, em Gurupi.
Já em Guaraí, o comandante-geral visitou a construção da futura sede da 7ª Companhia de Bombeiros Militar, que tem a Prefeitura da cidade à frente. O coronel conheceu cada uma das repartições no canteiro de obras. “Nossa meta é inaugurar a Companhias já nos próximos meses, contemplando cerca de 19 municípios com uma estrutura modelo, com bombeiros militares capacitados e viaturas apropriadas para os mais diversos tipos de ocorrências”, destacou o comandante.
Guaraí ainda vai receber outra grande novidade, que é o Corpo de Bombeiros Misto. A ação é uma parceria que une o CBMTO e a Prefeitura Municipal, visando maior efetivo e capacidade para resolver questões relacionadas ao combate a incêndios, resgate e salvamento. Entretanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins é quem estará à frente como gestor.
Outra cidade visitada pelo comandante foi Miracema, também no início de dezembro. Por lá, Peterson Queiroz de Ornelas recebeu a solicitação de autoridades locais para implantação de uma Unidade Operacional. Uma das garantias é de que já existe um prédio disponível para uso da corporação.
Em sua agenda, o coronel ainda esteve em Brasília, em busca de recursos para a estruturação do CBMTO, que prevê as construções das estruturas da 1ª Companhia, em Taquaralto, da Companhia de Luzimangues e do novo Quartel do 2º BBM, em Araguaína.
No início de janeiro, o comandante-geral foi ao Jalapão, onde estuda, por meio do Governo do Tocantins, implantar um Quartel do CBMTO para atender toda a região. Em fevereiro, ao receber a visita do prefeito de Lagoa da Confusão, foi informado de que já existe uma área disponível para a construção da Unidade Operacional da Corporação na cidade.
E mais, o comandante também participou da formatura da turma de Bombeiros Mirins e da entrega de novas viaturas para a corporação, feita pelo governador Wanderlei Barbosa, neste início de fevereiro, em Dianópolis, durante a abertura do Carnaval 2024, que teve o acompanhamento de equipes de bombeiros militares e foi avaliado como uma das festas mais tranquilas de todos os tempos.
“Tem muito por fazer, e vamos continuar avançando e conquistando com o empenho de todos”, finalizou o coronel Ornelas.