A secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a Fundação Lemman, realiza nesta terça-feira, 14, para coordenadores pedagógicos e diretores das unidades escolares, o 2º Encontro Presencial da formação Gestão para Aprendizagem. O curso é realizado simultaneamente nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Araguaína, com 175 gestores escolares e coordenadores pedagógicos jurisdicionados as diretorias de Araguaína, Araguatins e Tocantinópolis; e de Guaraí, onde participam 98 cursistas envolvendo as Regionais de Miracema, Guaraí, Colinas e Pedro Afonso.
O encontro tem como objetivo fomentar a melhoria da gestão escolar, envolvendo a formação, seleção e desempenho da equipe, conduzindo-a de forma participativa para garantir o aprendizado de qualidade. De acordo com a coordenadora do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), do qual a formação faz parte, Shirleide Queiroz de Lima Ramos, “é necessário compreender a escola como um todo, onde o foco é o aluno. Por isso, esta formação é voltada exclusivamente para os diretores e coordenadores pedagógicos, pois eles são fundamentais no trabalho de compreensão do papel da gestão da escola. Quando o gestor conduz sua equipe com maior qualidade e foco, o impacto é na aprendizagem”, disse.
Shirleide ressaltou ainda que esse olhar diferenciado do diretor é fundamental para enxergar além do pedagógico na escola, compreender a necessidade de se trabalhar de maneira integrada e de forma proativa. “Além de olhar para a sala de aula, é preciso questionar como está a secretaria, o financeiro, o acompanhamento pedagógico do professor que está em sala, o tempo em sala de aula e, este curso traz um direcionamento para o papel deste gestor”, explicou.
Com início em março deste ano, a formação foi dividida em módulos com encontros presenciais e aulas na modalidade de Educação a Distância (EaD). O curso ministrado pela equipe da Fundação Lemman será concluído em dezembro. No encontro de Araguaína participam ainda 45 profissionais de 12 municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Educação de Araguatins.
Entre esses gestores, Marina Resplandes da Costa, diretora da Escola Evangélica Daniel Berg, salientou que o encontro tem sido importante, pois oferta às equipes gestoras elementos essenciais para a organização nas unidades. “As aulas têm contribuído no alinhamento de conteúdos, organização do trabalho pedagógico escolar, na elaboração do planejamento das ações da escola, o que traz melhores resultados uma vez que as atividades são detalhadas para alcançar os objetivos propostos”, frisou a Diretora.
Além dos diretores e coordenadores pedagógicos, oito técnicos da Seduc participam da formação e dão suporte nos encontros na modalidade EaD. Conforme cronograma da Secretaria, no dia 16 de agosto a formação acontecerá nos Polos de Palmas, Gurupi e Dianópolis.