Na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose Visceral, realizada de 06 a 10 de agosto, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, realizou uma caminhada pelas principais ruas da cidade, com distribuição de panfletos explicativos sobre a doença.
Durante a campanha foram realizadas visitas domiciliares pelos profissionais de Endemias na região da Vila Jacó, Centro e da Vila Planalto, quando foram feitos testes rápido a partir do sangue coletada dos cães para se detectar a doença. Independente do resultado apresentado, o sangue coletado dos animais era encaminhado ao laboratório para um exame mais completo.
De acordo com o coordenador de Endemias. Antônio Pereira de Oliveira, das 24 amostras coletadas, apenas cinco apresentaram resultado positivo da doença. E mesmo com resultado positivo somente após o resultado do laboratório que os donos dos cães serão notificados para as providências necessárias.
A Secretária municipal de Saúde, Maria Zenite Cardoso considerou o resultado da campanha positivo, ressaltando que a colaboração dos donos dos animais é fundamental importância no controle da leishmaniose visceral. “A caminhada serviu de alerta para a população no controle da doença”, finalizou a secretária.