Em pesquisa do Instituto Fecomércio Tocantins, mais de 70% dos entrevistados em Palmas (77,7%), Araguaína (76,2%) e Gurupi (75,9%) afirmaram que pretendem pagar os presentes do Dia das Crianças de 2017 em dinheiro. A pesquisa Expectativa de Consumo foi realizada com cerca de 1200 pessoas no fim de agosto e revela, ainda, que os tocantinenses têm intenção de gastar até R$ 50 nas compras este ano.
Araguaína registrou a mais alta intenção de compras, com 50% dos respondentes. Em Palmas, 46,1% disseram que vão presentear as crianças e em Gurupi, 47,8%. “Esta é uma data comemorativa em que o consumidor não deixa de comprar, mas se organiza para que os presentes caibam no orçamento. Neste ano, por exemplo, percebemos um comportamento de cautela do consumidor, que prefere pagar à vista a fazer dívidas”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
Nas três cidades, o comércio de rua foi apontado como principal local para compras e, na lista de presentes mais buscados, o primeiro lugar é dos brinquedos. As promoções serão o fator decisivo para compras em Palmas (40,4%) e Araguaína (23,2%), já em Gurupi, será o desconto no preço (33,5%).
Mais de 70% dos tocantinenses responderam, ainda, que devem comprar um ou dois presentes este ano. E mais da metade disseram que presentearam no Dia das Crianças do ano passado. A pesquisa completa estará disponível no site do Instituto Fecomércio Tocantins www.institutofecomercioto.com.br.