Consórcio intermunicipal do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães elege e empossa nova diretoria

logo

Conecte conosco

Consórcio intermunicipal do Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães elege e empossa nova diretoria

Em reunião realizada em Porto Nacional, nesta quinta-feira (04), prefeitos e demais representantes que compõem o Consórcio Intermunicipal para a Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI Lago), elegeu e deu posse à sua nova diretoria executiva. O consórcio envolve sete municípios: Palmas, Porto Nacional, Ipueiras, Lajeado, Brejinho de Nazaré, Miracema do Tocantins e Tocantínia, impactados pelo Lago da UHE Luís Eduardo Magalhães. Unidos, os gestores desses municípios estão se mobilizando para fortalecer ainda mais essa parceria entre eles e assim conquistar benefícios mútuos para suas populações.

A nova diretoria executiva do Consórcio para o próximo biênio ficou assim constituída:

Presidente: Manoel Silvino Gomes Neto (Prefeito de Tocantínia); Vice-Presidente: Camila Fernandes de Araújo ( Prefeita de Miracema do Tocantins); Secretário Geral: Marco Aurélio Bispo Nobre (Prefeito de Brejinho de Nazaré); Secretário Executivo: Eduardo Benvindo da Cunha ( Secretário Executivo de Meio Ambiente de Porto Nacional); e Diretor Técnico: Itamar Xavier da Silva (Engenheiro Ambiental da Prefeitura de Palmas).

De acordo com o prefeito Manoel Silvino, a partir da eleição e posse da nova diretoria, o CI Lago retoma às ações que estavam “meio adormecidas”. Ele informou que dentro das discussões, ficou acertado com os membros do consórcio, a retomada do Fórum do Lago, um evento que acontecia todos os anos, onde foram discutidas as questões ambientais advindas com a formação do lago, em virtude do funcionamento da Usina Hidrelétrica de Lajeado. “Era no momento desse fórum que a gente apresentava os problemas e buscava as soluções”, explica Silvino, lembrando que em virtude de alguns acontecimentos esse fórum deixou de existir. “Mas os problemas advindos do funcionamento dessa usina também são permanentes. E essa retomada de discussão tem que ser feita. E isso foi discutido e aprovado durante a nossa reunião”, disse Silvino.

Novas ações

Outra questão que também foi discutida nesta reunião, foi as novas ações pretendidas pelo consórcio, como a questão da manutenção das estradas vicinais dos municípios, o apoio aos produtores rurais, a questão dos parques aquícolas, onde o consórcio dará o apoio técnico contínuo para todos esses municípios no intuito de aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos, bem como, das pessoas que compõem a população desses sete municípios que formam o lago.

Também foi discutida a questão do licenciamento ambiental desses sete municípios que compõem o lago. “Nós temos pessoal qualificado, técnicos que hoje já fazem o licenciamento ambiental de alguns municípios abrangidos pelo lago, mas que grande parte deles ainda utiliza o serviço do órgão ambiental do Estado, onde se tem despesas mais altas e ficam na dependência da demanda desse órgão. Quando os municípios que formam o lago passarem a ser atendidos pelo técnicos do próprio consórcio, nós vamos ter um serviço mais ágil, com a qualidade específica para cada município, que certamente terão uma economia e até um retorno financeiro em função desses serviços prestados”, asseverou o prefeito Manoel Silvino.

Novidade

Já na qualidade de presidente empossado do CI Lago, Manoel Silvino anunciou que foi firmado um convênio entre o Governo do Tocantins e o consórcio, que dará apoio técnico aos cinco comitês de bacias existentes no Estado. Hoje, esses comitês têm dificuldades para desenvolver suas atividades por falta justamente de apoio técnico e esse recurso na ordem de R$ 2 milhões vai permitir que o consórcio possa dar esse suporte para que os comitês de bacias possam desenvolver a contento suas ações, dentre elas, o acompanhamento e o controle ambiental, a recuperação das nascentes e das APPs (Áreas de Preservação Permanente). “Enfim, o corsário ressurge agora, com uma nova roupagem. Saímos hoje dessa reunião todos entusiasmados, pois foi consenso que devemos estar unidos para que possamos retomar, a todo vapor, as atividades desse consórcio”, finalizou o prefeito Manoel Silvino.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA