Sete instituições participaram do pleito e seis foram eleitas
Realizado na tarde desta quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP – TO), o processo de eleição dos conselheiros representantes de entidades da sociedade civil e de trabalhadores de segurança do Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins (Conesp-TO). Participaram do pleito sete instituições, sendo cinco de representantes de classe e duas da sociedade civil. Ao final, seis entidades foram eleitas.
Antes do início da votação, realizada pelo voto secreto, a secretária executiva do Conesp e diretora de Políticas de Segurança da Secretaria da Segurança Pública, Mariana Rodrigues da Silva, fez uma breve exposição sobre o Conesp e, logo depois, os inscritos tiveram cinco minutos para exporem os projetos de suas entidades e pedirem voto. Em seguida, o pleito foi realizado sob a supervisão da Comissão Eleitoral formada por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secretaria da Cidadania e Justiça.
Resultado
Pela sociedade civil, foram eleitas duas organizações: o Conselho Comunitário de Segurança de Porto Nacional, cuja chapa foi encabeçada pela presidente Ides de Nazaré Ribeiro Neres Souza, e como suplente Mayanne Cristina Rodrigues Muniz; a Associação de Moradores da Quadra 304 Norte, presidida por Mário Agostinho Coelho Pinto, tendo como suplente Erenal Barbosa da Silva.
Dos representantes de classe foram eleitos como titular e suplente, respectivamente José Filho e Marcos Aurélio Jacome pelo Sindiperito; major Danilo Argolo e pelo Capitão Arione Glauber Guilherme pela Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (AOMETO); Hugle Carneiro Ivo Dias e Adriano José Vieira pela Associação dos Agentes de Trânsito e Transporte do Estado do Tocantins (AAGTRANSI/TO) e na disputa da categoria Agentes Penintenciários, a chapa da Associação dos Servidores do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Assispen) venceu a Associação de Profissionais do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Prosipen). A Assispen foi encabeçada por Abraão Rezende Valença e por Ádamo Tadeu Póvoa Melo.
Para a o major Argolo da Polícia Militar, um dos eleitos, a criação do Conesp e a eleição realizada nesta quarta-feira são de suma importância, pois trata-se de uma iniciativa positiva que em muito vai ajudar na prevenção e no combate à criminalidade em Palmas e em todo o Tocantins. “A união de forças em prol de um bem comum, que é a segurança pública, tem um significado muito importante porque a população vai poder estar mais alinhada e em consonância com as decisões que serão estabelecidas pelas forças de segurança no planejamento de ações e estratégias de combate e enfrentamento a violência e a criminalidade”, ressaltou o oficial da Polícia Militar.
Para o presidente do conselho de segurança da região norte de Palmas, Mário Pinto, a eleição no conselho representa um maior engajamento com a segurança pública e isso resultará em uma maior aproximação da comunidade com as forças de segurança pública, trazendo as demandas e levando os serviços e projetos que serão elaborados da ação em conjunto. Para ele, a eleição dos conselheiros em muito irá contribuir para a melhoria das condições de segurança em todos os bairros da cidade.
Marco
Para a secretária executiva do Conesp, Mariana Rodrigues, a eleição foi um primeiro passo para um processo histórico, um marco para as instituições de segurança pública. “Ter uma instância para se pensar e construir coletivamente as ações no âmbito da segurança pública é muito importante. Pois, trazer todos os componentes do sistema de segurança para uma atuação articulada qualifica planejamentos, permite um acompanhamento efetivo do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e aproxima as instituições das demandas da sociedade e de seus profissionais”, frisou a diretora.
O Conesp
Conselho Estadual de Segurança Pública (CONESp-TO) foi instituído no mês de julho de 2019 e tem como presidente, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio.