Confira tudo que precisa saber sobre a prova do concurso da Polícia Militar no Tocantins

logo

Conecte conosco

Confira tudo que precisa saber sobre a prova do concurso da Polícia Militar no Tocantins

As provas de soldado e oficial serão aplicadas em horários diferentes. Concurso teve mudança nos locais de aplicação; veja também o que pode ou não levar para a prova.

Serão aplicadas neste domingo (11) as provas da primeira etapa do concurso para oficiais e soldados da Polícia Militar do Tocantins. Foram mais de 86 mil inscritos, que vão disputar 1 mil vagas para soldado e 40 vagas para cadete.

Durante a semana, o comando da PM informou que as provas vão ser aplicadas em 17 cidades no Tocantins e não apenas em cinco, conforme estava no edital. A mudança ocorreu devido a grande quantidade de inscritos. Os candidatos devem acessar o site da empresa que está organizando o certame para saber onde farão as avaliações.

As provas

As provas da primeira etapa serão objetivas, de múltipla escolha e dissertativa. Vão avaliar língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, atualidades e conhecimentos regionais, noções de direito, noções de informática e normas da PM. Também haverá redação. No total, serão 60 questões que somarão 100 pontos.

Para soldado, o candidato deverá obter o mínimo de 50% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina. Já para oficial, a pontuação mínima será de 60% de acerto, tendo pelo menos um ponto em cada disciplina para ser aprovado para a segunda etapa do certame.

Horários

As provas de soldado e oficial serão aplicadas em horários diferentes. Os candidatos que irão disputar as 40 vagas para cadete farão o teste pela manhã. Os portões devem abrir às 7h e fechar 8h. As provas começarão 15 minutos após o fechamento.

Já no período da tarde, as provas serão aplicadas para os candidatos que disputam as 1 mil vagas para soldado. Os portões devem abrir às 13h30 e fechar às 14h30.

O que levar

Para fazer as provas os candidatos poderão usar caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta. Também precisarão apresentar documento oficial de identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato, impresso no site da empresa que está fazendo o concurso.

Serão aceitos como documentos de identificação as carteiras ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores. Assim como cédulas de identidade fornecidas por ordens e conselhos de classe, que valem como documento de identidade por lei federal. Além da carteira de trabalho e previdência social, bem como a carteira nacional de habilitação com foto.

No caso dos candidatos que relatarem perda ou roubo do documento de identificação, será preciso apresentar registro da ocorrência feito por órgão policial há no máximo 30 dias.

O que não pode levar

O candidato não pode levar nenhum objeto ou equipamentos eletrônicos, papeis impressos que não estejam expressamente permitidos ou qualquer outro material de consulta. Também não poderão utilizar relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, além de outros descritos no edital.

Próximas fases

O concurso também é composto por avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, médica e odontológica e investigação social. Segundo o governo do estado, a previsão para o resultado final de todas as etapas do concurso é o mês de agosto deste ano.

O subsídio inicial durante o Curso de Formação de Oficiais é de R$ 4.499,52 e para o Curso de Formação de Soldados é de R$ 2.215,10.

Linhas de ônibus

Em Palmas, 38 escolas vão receber os inscritos. No período da manhã serão 4.459 candidatos fazendo as provas e 23.314 durante a tarde. Por conta disso, as linhas de ônibus ganharão um reforço neste domingo (11).

Os ônibus vão fazer as rotas tradicionais e, segundo a prefeitura, todas as linhas serão reforçadas principalmente nos horários que antecedem o início da aplicação da prova e nos horários de saída.

Segundo a prefeitura, rondas de fiscalização e monitoramento das ruas da cidade vão acontecer para evitar possíveis congestionamentos nos locais de grande concentração durante o exame.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA