Compromisso e seriedade na gestão dos recursos garantem segurança aos aposentados de Gurupi

logo

Conecte conosco

Compromisso e seriedade na gestão dos recursos garantem segurança aos aposentados de Gurupi

Todo trabalhador sonha com o dia em que poderá aposentar-se, com o momento em que poderá ser recompensado pelos anos dedicados ao trabalho. E para garantir esse benefício com segurança é que o Gurupi Prev, autarquia municipal que realiza a gestão do regime de previdência social dos servidores efetivos de Gurupi, foi organizado para que no futuro o servidor não tenha dissabores, possa ter a certeza que vai aposentar-se e receber o seu vencimento sem atrasos.

O Gurupi Prev foi criado em 1992, mas a partir de 2013, quando o prefeito Laurez Moreira assumiu a gestão, a autarquia ganhou um novo ritmo. Uma das primeiras iniciativas foi negociar a dívida, de mais de 76 milhões, referente aos valores recolhidos da parte do servidor e parte patronal não repassados em gestões anteriores. Dívidas que impossibilitavam o município de celebrar acordos, contratos, receber empréstimos e financiamentos da União. Para regularizar a situação foram celebrados quatro Termos de Acordos de Parcelamentos que vem sendo pagos mensalmente.

Em 2013, o patrimônio do Gurupi Prev era de R$ 13.487.277,08, atualmente é de aproximadamente R$ 100 milhões, evolução que comprova o compromisso da gestão com o futuro de seus servidores.

E no decorrer dos anos muitas ações foram implementadas para melhorar o Gurupi Prev como doação do município ao órgão de uma área de 3.800 metros quadrados, no Park Filó Moreira, sendo que a obra já foi iniciada e em junho de 2020 concluída a primeira etapa; criação de cargos para Médico Perito, nas especialidades de psiquiatria e medicina do trabalho, para a realização de exames médicos periciais; mudança da sede do órgão para melhor atender o segurado. A gestão tem honrado o compromisso de  repassar as contribuições da parte patronal e da parte do servidor conforme determina a legislação previdenciária, sendo que boa parte do recurso financeiro do Gurupi Prev encontra-se aplicado em títulos federais, o que gera mais segurança para os segurados. Tem também o honrado o pagamento do parcelamento da dívida deixada por gestores anteriores. Todas essas medidas garantem uma previdência que terá condições de manter a aposentadoria dos seus servidores.

Conforme a presidente do Gurupi Prev, Rita Cavalcante, hoje a autarquia conta com 545 aposentados, 108 pensionistas e 13 servidores, sendo que em 2013 eram 214 aposentados e 72 pensionistas. Conforme a presidente, outra medida implementada que traz um ganho imenso é o Reconhecimento da lei INSS, que possibilita o retorno  do dinheiro que é descontado em folha para o INSS, para o Gurupi Prev. “É uma compensação previdenciária. Aposentamos pessoas que no passado contribuíam no INSS. Por meio do sistema COMPREV informamos a situação e o INSS repassa para o Gurupi Prev os valores, para que possa realizar a aposentadoria do contribuinte”, explanou.

Outra novidade dessa gestão foi a criação do Portal do Segurado, que garante ao servidor ativo e inativo informações individuais referentes aos repasses previdenciários. Os dados que constam no sistema são: Nome do segurado, CPF, RG, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor, cargo, evento do cargo, remuneração de contribuição, remuneração total e remuneração efetiva, matrícula do servidor, órgão fonte pagadora e PIS, ano da contribuição, mês da contribuição, valor da remuneração de contribuição, valor da contribuição patronal e valor da contribuição segurado. De acordo com Rita, estão cadastrados no portal os servidores inativos e ativos da Fundação UnirG, Câmara de Vereadores e em andamento o cadastro dos servidores ativos da Prefeitura de Gurupi.

Para o prefeito Laurez Moreira, foi necessário e urgente organizar o Gurupi Prev, pagar as dívidas e trabalhar com foco numa gestão compromissada e transparentes dos recursos. “Pedi aos gestores que tivessem muita responsabilidade com esses recursos, pois trata-se do futuro do servidor. O servidor passa anos dedicando ao trabalho e quando chega o momento de aposentar-se não pode ter surpresas desagradáveis e graças ao trabalho sério que temos realizado os servidores que já estão aposentados recebem seus vencimentos sem atrasos e esse compromisso que temos garante o mesmo aos futuros aposentados do município”, destacou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA