Comitê do Fogo vai ao norte do estado realizar ações de combate às queimadas

logo

Conecte conosco

Comitê do Fogo vai ao norte do estado realizar ações de combate às queimadas

ação visa conscientizar os moradores da região sobre os riscos e os danos que os focos de incêndio podem causar ao meio ambiente 

O Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo), realiza nesta quarta-feira, 04, no município de Goiatins, norte do estado, ações de educação e prevenção e combate ao fogo, além da fiscalização. A cidade ocupa a terceira posição no ranking estadual de focos de calor, no período de 1° de janeiro a 30 de junho de 2019, ficando atrás de Lagoa da Confusão e Mateiros.

As equipes contam com o apoio do aplicativo Odk Collect que foi desenvolvido pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi, que cadastra a propriedade visitada sendo possível saber se houve foco de incêndio no ano anterior ou neste ano, e se foi feito acero, que é a derrubada em volta de propriedades, matas e coivaras para impedir propagação de incêndios. Já foram cadastradas mais de 1000 propriedades no aplicativo até o momento.

A Secretaria de meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) é coordenadora da ação ao lado da Defesa Civil Estadual. As demais instituições presentes em Goiatins são Prevfogo/Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Energisa, Exército Brasileiro e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além do apoio da Prefeitura Municipal.

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Karynne Sotero, ressalta a importância da logística para maior aproveitamento do tempo nas visitas. “Ao chegar à cidade, nós definimos as rotas que vamos percorrer na área rural, depois dividimos os carros e vamos até as propriedades. Quanto mais rotas e mais equipes, mais o trabalho é produtivo e isso nos possibilita fazer mais visitações”, pontua.

A ação, nomeada de Dia D de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais no Estado do Tocantins, surgiu da necessidade de um trabalho integrado entre as instituições para retirar o Tocantins do topo do ranking nacional de queimadas.

Em 2018, com um maior número de parceiros envolvidos, o estado conseguiu ficar na sétima posição, consequentemente houve a redução de 67% das queimadas com as ações de prevenção e fiscalização simultâneas. A engenheira ambiental da Semarh, Cinthia Azevedo, destaca a necessidade dessas ações. “O Comitê do Fogo é muito importante para tirar o Tocantins do ranking nacional de queimadas e evitar o fogo com tanta intensidade quanto nos anos anteriores, quando o comitê ainda não era tão efetivo ”, ressalta.

Goiatins será a sétima cidade atendida pela ação, que já percorreu Palmas, Pium, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Lizarda e Mateiros. Os próximos locais a receberem o Dia D são Paranã, Arraias, Ponte Alta do Tocantins e Rio Sono. Todos esses municípios escolhidos foram os que mais registraram focos de queimadas em 2018.
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA