Na manhã desta sexta-feira, 25 o Comando do 4º Batalhão de Polícia Militar do Tocantins recebeu a visita dos Caciques Tehambi Javaé e Micael Javaé, líderes indígenas das aldeias de Canuanã e Boa Esperança, respectivamente.
A visitação teve por finalidade conhecer as instalações da Unidade, o novo Comandante, Tenente-Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça e também de se aproximar da PM e estabelecer parcerias, especialmente em ações preventivas a serem realizadas nas aldeias indígenas.
A recepção aconteceu na sala do comando da Unidade e em seguida, acompanhados pelo Subcmandante do 4º BPM, Major Jaime Porfírio de Souza e o Major Cláudio Braga Pinto, a comitiva visitou as demais dependências do quartel, ocasião em que os caciques receberam informações sobre a dinâmica do trabalho da PM em Gurupi e região.
Na oportunidade, os caciques solicitaram a expansão do programa PROERD para três escolas estaduais situadas no interior da Ilha do Bananal, em aldeias indígenas. O Comandante da Unidade se comprometeu a levar o pleito ao Comando-Geral da Corporação, assegurando aos mesmos que se empenhará para pra que o programa seja efetivamente implantado.
Durante a visita, o Tenente-Coronel Barbosa tratou ainda sobre as eleições complementares que acontecem no próximo dia 03 de junho, em cuja área indígena serão distribuídas urnas eleitorais. A segurança de parte delas será feita pelo 4º BPM e a outra pelo Exército Brasileiro, informou o Comandante. Todavia, onde a PM fará a segurança, o Comandante garantiu aos caciques a realização do policiamento e obteve deles o apoio aos militares que serão empregados na segurança durante as eleições.