No cumprimento da agenda durante a semana, o coronel entregou Medalhas da Ordem do Mérito Imperador D. Pedro II e de Defesa Civil a militares do CBMDF
Nesta semana, o coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, visitou o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O encontro fortalece as parcerias institucionais, além de proporcionar conhecimentos sobre os processos de aquisição de equipamentos e viaturas, além de reafirmar a colaboração entre o Governo do Tocantins e o Ministério, por meio do CBMTO.
Na reunião com o secretário Nacional, o coronel Ornelas destacou a relevância da integração entre os órgãos de segurança e mencionou a atuação do CBMTO no combate a incêndios florestais na Amazônia e no Pantanal, em colaboração com a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). “Nos últimos períodos de estiagem, nossos bombeiros estiveram ativos em ações de combate a incêndios no Tocantins, em Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal, e no Amazonas, demonstrando que a prevenção e a resposta a emergências são prioridades para nós”, afirmou o comandante.
Mário Sarrubbo, por sua vez, elogiou a atuação do CBMTO, reconhecendo a importância da colaboração para enfrentar grandes desastres no país. Sarrubbo foi convidado pelo coronel Ornelas para estar presente na solenidade de comemoração dos 32 anos de criação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no início de dezembro.
O encontro serviu ainda para que o coronel Ornelas abordasse sobre a necessidade de novos investimentos para 2025, e apresentou propostas para modernizar as operações da corporação no Tocantins, assegurando que o Corpo de Bombeiros Militar esteja sempre preparado para atender às demandas da sociedade de forma eficaz.
Ainda em Brasília, o coronel Ornelas se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes Santos da Silva, com o subcomandante-geral, coronel Moisés Alves Barcelos, e com o tenente-coronel Paulo José Barbosa de Souza (Este último já na reserva remunerada). O foco do encontro foi o alinhamento de estratégias e captação de recursos para fortalecer as ações da corporação.
A oportunidade serviu ainda para o coronel Ornelas condecorar os três bombeiros militares. Aos coronéis Sandro e A. Barcelos foram entregues as Medalhas da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, e ao tenente-coronel Paulo José, a Medalha de Defesa Civil. As comendas reconhecem a dedicação à proteção e relevantes serviços à sociedade. A cerimônia de entrega dessas condecorações ocorreu em 2 de julho, em Palmas, mas devido a conflitos de agenda dos agraciados do DF, eles não puderam comparecer.
O mesmo vale para a tenente-coronel Jackeline e para o tenente-coronel Omar Oliveira Guedes Neto, também integrantes do CBMDF, condecorados com a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, pelo coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Contribuição ao MJ
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins também contribui com o Ministério da Justiça, colocando dois servidores de seus quadros à disposição da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A atuação deles visa o melhor trâmite dos documentos e projetos que focam na conquista de recursos para aquisição de viaturas e equipamentos de segurança para os Batalhões e Companhias.