Região agrícola tem 100 mil hectares de área produtiva e movimenta R$ 150 milhões por ano
No coração do Matopiba, o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se com produtores da região, neste sábado, 9, na sede da Agrícola Rio Galhão, para ouvir as demandas e debater soluções estratégicas para melhoria da logística de escoamento da produção.
A região conhecida como Chapada das Mangabeiras faz parte da fronteira agrícola, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). Com 100 mil hectares de área produtiva, somando cerca de 25 produtores e movimentando R$ 150 milhões por ano, é uma das regiões mais produtivas do Tocantins.
O governador Wanderlei Barbosa declarou que tem visitado todas as regiões produtivas do Tocantins, com intuito de conhecer as demandas dos produtores e levar infraestrutura. “Nós temos visitado todas as regiões produtivas do Estado e interagido com os produtores. Temos que fazer uma carga tributária humanizada, para que eles possam produzir e escoar, bem como ter uma lucratividade normal, como em todo Brasil. As nossas rodovias precisam ser melhoradas, nós temos trabalhado muito isso e vamos fazer em diversas regiões, modificações e melhorias nas rodovias. E nós estamos conhecendo aqui justamente para trazer infraestrutura, isso não é uma promessa, é um compromisso, aqui não é gasto, é investimento”, destacou.
Uma das principais demandas dos produtores da região é o investimento em infraestrutura para melhorar o escoamento da produção. O sócio-proprietário da Agrícola Rio Galhão, Sérgio Bueno, ressalta que a criação de uma estrada ligando a região à São Félix do Tocantins, além facilitar o escoamento da produção pelo Tocantins, promoverá o desenvolvimento econômico de todo o Estado.
“Precisamos de melhorias na logística para o escoamento da produção, criando uma estrada que liga a São Félix nos dando acesso à Ferrovia Norte-Sul. Hoje, por falta dessa logística, adquirimos produtos da Bahia como calcário e adubo, que poderiam ser adquiridos no Tocantins, além de toda a geração de renda e emprego e arrecadação que poderiam gerar com a construção dessa estrada, é um desenvolvimento econômico gigante para o nosso Estado”, afirmou o produtor.
O Governador reiterou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do agronegócio tocantinense. “O Governo precisa perceber o tamanho e a pujança do setor produtivo daqui e daquilo que pode produzir também ao nosso tesouro, para que a gente possa continuar fazendo investimentos. Eu conheci aqui grandes proprietários, fazendeiros, industriais, empresários que alavancam a nossa economia, a economia nacional. Nós temos que dar atenção e fazer os devidos investimentos”, finalizou Wanderlei Barbosa.