Número de candidatos que não foram fazer a avaliação quase triplicou em relação ao último exame, em 2019. Estado ficou acima da média nacional.
O Tocantins teve uma abstenção de 54,4% durante o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (17) em todo país. Esse percentual corresponde a 31.713 estudantes inscritos no estado. O Tocantins ficou acima da média nacional, que foi de 51,5%.
O índice de abstenção foi recorde no país. No Tocantins, em comparação com o primeiro dia de provas do último Enem, realizado em 2019, o número quase triplicou. Naquele ano tinham sido 10.845 estudantes faltosos.
Neste Enem, o Tocantins tinha um total de 58.244 inscritos. Um grande aumento em relação ao último exame, quando 46.249 estavam com a inscrição confirmada no dia da primeira prova.
As avaliações deste domingo (17) foram aplicadas em 31 cidades do estado, com 175 locais de provas e 2.210 salas. Estudantes relataram dificuldade para realizar a prova utilizando máscara e houve falta de energia em uma escola devido à queda de uma árvore na rede elétrica.
O Enem 2020 está sendo aplicado em janeiro de 2021 após ter sido adiado devido à pandemia do coronavírus. Originalmente, a prova estava prevista para ocorrer em novembro. Apesar dos altos índices de abstenção, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma que a prova foi um sucesso.
“No meio de uma crise, mobilizar milhões de pessoas, para mim foi um sucesso”, afirmou Milton Ribeiro.
O segundo dia de avaliações será no próximo domingo (24).