No último dia da propaganda eleitoral, o candidato do PT, Fernando Haddad, fez um aceno aos eleitores religiosos, diante do crescimento de seu principal adversário, Jair Bolsonaro (PSL), junto a esse segmento. Nesta quinta-feira, 4, o capitão recebeu o apoio da Bancada Evangélica da Câmara e no final de semana do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus.
O petista citou Deus pela primeira vez desde o início da propaganda eleitoral. Conforme o jornal Folha de S.Paulo, Haddad encerrou sua fala na propaganda que foi ao ar nesta quinta com a frase “que Deus abençoe a todos”.
A Folha lembrou que Haddad estudou Karl Marx (1818 -1883), filósofo alemão que definia a religião como o “ópio do povo”. De acordo com o jornal paulista, o ex-prefeito de São Paulo considera-se um pós-marxista, mas nunca falou claramente se é ateu ou não.
O recurso a Deus, observou a Folha, é uma tentativa de neutralizar a declaração de alguns dos principais líderes evangélicos do país de apoio a Jair Bolsonaro, líder nas pesquisas. O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, foi uma dos líderes evangélicos a dizer que vai votar no capitão na eleição de domingo, 7.