Com presença de catadores, autoridades e comunidade, foi lançado nesta quinta-feira, 03, o projeto Cidade Sustentável, com a instalação de lixeiras para coleta seletiva e contêineres para serem depositados lixos eletrônicos. Durante o evento, o prefeito Dr. Casarin anunciou que, várias ações serão desenvolvidas no projeto, uma delas, o Aterro Sanitário adequado, onde já tem uma empresa em negociação.
“Agradeço a parceria da deputada Amália Santana, parcerias como estas, se fazem presentes no governo Casarin e com toda certeza, daremos sequência nos próximos anos de mandato. Importante frisar que temos muitas outras ações em relação ao Meio Ambiente, para realizar este ano e além disso, temos projeto para reestruturar o Mercado Municipal, com mais de R$ 500 mil, melhorando a estrutura, dando cara nova, e mais qualidade de trabalho para os feirantes e comunidade”, destacou.
O vereador Romerito, representou a deputada no evento. “Um projeto muito importante, na oportunidade, parabenizo o secretário, por estar implantando em no nosso município este sistema de coleta seletiva”, agradeceu.
Participaram do evento, o Diretor do Meio Ambiente, Antônio Luís, o vice-prefeito, Francisco Delmaires, secretários, vereadores e representantes da VLI logística.
Cidade sustentável – Coleta seletiva e lixo eletrônico
O projeto já estava em elaboração com o apoio do Sebrae e VLI desde o ano de 2021. “Foi realizada capacitações aos catadores, aos empresários das áreas de reciclagem e com a vinda da emenda parlamentar da deputada estadual Amália Santana, nós conseguimos acelerar a implantação, com a instalação juntas, de lixeiras e contêineres”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Júnior Martins.
“O descarte incorreto de lixo eletrônico é considerado um problema, pois os componentes químicos podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. “Agora, vão poder ser descartados corretamente”.
“Distribuímos os kits de lixeiras e contêineres, nos pontos, temos também um caminhão, onde as equipes que vão fazer a coleta, e os catadores agora vão estar identificados com a carteirinha. No lixão terá uma área de triagem onde os catadores poderão ter acesso aos materiais recicláveis. Os locais dos pontos de coleta, serão divulgados no site da Prefeitura”. Completou o secretário.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Produção, Desenvolvimento e Meio Ambiente, com o apoio da Defesa Civil do Município e Secretarias de Infraestrutura e Obras e Educação.