Com gestão democrática escola realiza processo para eleger representantes de turmas que participarão de todas as decisões na unidade

logo

Conecte conosco

Com gestão democrática escola realiza processo para eleger representantes de turmas que participarão de todas as decisões na unidade

A Escola Presbiteriana de Colinas encerra nesta sexta-feira, 10, o período de eleições para representantes das turmas. A votação foi iniciada na terça-feira, com os 600 estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental dos turnos vespertino e matutino.

Para a diretora da escola, Geraldina Costa, essa responsabilidade fortalece a participação de todos no processo ensino e aprendizagem. “Com representantes de turmas resgatamos a prática da cooperação, a responsabilidade e o comprometimento de todos para construir uma escola democrática, uma vez que o representante precisa discutir as ações com os colegas”.

DSC01873 (1)Roseane Maria da Cruz explicou que “esse processo eleitoral efetiva a participação dos alunos na construção do desenvolvimento e aprendizagem, pois por meio deste exercício criamos uma consciência coletiva, autônoma e emancipadora”.  Conforme a orientadora Educacional a participação dos alunos na tomada de decisões dentro da escola é também fundamental para sua formação, uma vez que com essa experiência ele aprende como proceder nos demais áreas.

“Este processo busca melhorar aprendizado e também auxilia para que os alunos esclareçam o que eles querem que seja melhorado. O representante de turma é muito importante, ele pode ajudar os professores e os colegas na compreensão dos conteúdos, organiza gincanas, e tem ainda a função de ser mediador em qualquer circunstância, para evitar conflitos e brigas entre os demais colegas”, ressaltou Tayná Pereira dos Santos, presidente eleita do 8º ano.

Processo Eleitoral

As eleições estão acontecendo nas salas de aula, em que o nome dos candidatos são escritos no quadro para o voto. O voto é aberto, e à medida que os alunos vão votando, os professores com o acompanhamento da coordenação da escola vai anotando no quadro. Ao final, o estudante que tiver maior número de votos é eleito presidente da classe, e o segundo colocado recebe a função de vice-presidente. As funções servem para que os eleitos participem das decisões da escola e auxilie a comunidade escolar na execução de atividades. Todo o processo é registrado na escola, e os alunos votantes assinam o termo de escolha.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA