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Com foco na transparência, Coapa se adequa à Lei Geral de Proteção de Dados e implanta Canal de Denúncias

Para fortalecer a sua política de transparência e o compromisso com a integridade  da comunicação direta com seus públicos interno e externo, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) se adequou à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) com o intuito de assegurar os direitos fundamentais de liberdade e privacidade.

Na mesma linha, também foi criado o Canal de Denúncias para recebimento de informações buscando melhorar a prestação de serviços e o ambiente de trabalho. A ferramenta pode ser acessada por meio do link: https://canal.ouvidordigital.com.br/coapa.

LGPD

A Coapa começou a discutir a implantação da LGPD ainda em 2022 e espera que todos os assuntos da cooperativa, sem exceção, sejam tratados com sigilo, confidencialidade e proteção dos direitos de propriedade intelectual. “O acesso às informações da Coapa deverá ser limitado àquelas pessoas que tenham necessidade de receber a informação e só usá-la para o fim específico do fornecimento ou prestação de serviços e produtos”, explicou Maria Silvana Ramos, que coordena a LGPD na cooperativa.

Para que a adequação ocorresse corretamente, a COAPA ressaltou aos gestores e colaboradores a importância da proteção de dados e os riscos advindos de vazamentos, fraudes e do mau uso de informações. Ainda foram repassadas orientações aos colaboradores efetivos e contratados através de inserções no Diálogo Diário de Segurança (DDS), além de cursos do Sescoop/TO, fornecendo formulários que devem fazer parte de contratos de colaboradores, clientes, fornecedores e cooperados.

“A adequação da LGPD garante a cooperados, colaboradores e a toda rede de alianças estratégicas e parceiras que se relaciona com a COAPA que terão seus dados e informações protegidos”, explicou o presidente da instituição cooperativista, Ricardo Khouri.

Reforço dos laços

Para a colaboradora Sônia Stival, a LGPD é uma ferramenta de fomento da cultura de privacidade e proteção de dados, o que fortalece os laços e mostra a transparência com que a COAPA trata todos os entes com os quais se relaciona.  “A LGPD é de suma importância para a cooperativa. Acredito que essa implementação reforça ainda mais os laços com todos quem lidam direta e indiretamente com a cooperativa”, destacou.

Canal de Denúncias

Recentemente, a COAPA também disponibilizou o Canal de Denúncias para facilitar a comunicação direta com seus públicos interno e externo. O mecanismo permite o acolhimento das comunicações para reportar situações com indícios de ilicitude de qualquer natureza, relacionadas às atividades executadas pela cooperativa. Pela ferramenta é possível fazer relatos anônimos ou identificados, sendo garantido o sigilo ou qualquer tipo de retaliação.

Coordenador do Canal de Denúncias, o gerente Corporativo, Frederico Pires Pinto, explicou que a ferramenta encontra-se em funcionamento sendo possível denunciar situações de assédio moral ou comportamento inadequado; assédio sexual; corrupção;  conflito de interesses; fraude; infração aos direitos humanos e discriminação; roubos ou furtos; qualquer destruição de ativos e uso indevido de informação privilegiada.

“Nosso objetivo com essa ferramenta é oferecer um canal de comunicação anônimo que auxilie à gestão identificar possíveis problemas e desvio que causem algum tipo de prejuízo à cooperativa”, ressaltou o executivo.

“O Canal de Denúncias busca dar transparência e é uma ferramenta para cooperados ou não, que porventura tenham acesso a qualquer irregularidade ética, fiscal e ambiental. Os assuntos serão apurados e terão o devido tratamento para que venham colaborar e contribuir com a legalização de processos administrativos, desde que devidamente comprovados. A  COAPA quer ser inserida na excelência dos processos e para buscar essa posição é preciso estabelecer esses tipos de normas de conduta”, comentou o presidente da COAPA.

A posição do presidente é corroborada por  Sônia Stival, que ainda ressaltou o ganho para a COAPA, com a instalação do Canal de Denúncias. “Considero o Canal de Denúncias de grande serventia, pois está dando suporte para que possamos crescer de forma assertiva e coerente com os valores da cooperativa. De maneira ímpar, a COAPA vem se destacando cada vez mais, com profissionais capacitados e buscando sempre o melhor resultado em todos os sentidos”, disse.

Caminho da transparência

Integrante do Conselho Fiscal da COAPA, o cooperado Leonardo Queiroz destacou que os novos passos da cooperativa seguem o caminho do fortalecimento da transparência, integridade e segurança de dados, o que na visão dele são pilares que devem ser regra em todos os níveis.

“Trabalhar com segurança e transparência gera ganhos produtivos, evita perdas e melhora a qualidade dos serviços prestados, o que impulsiona a qualidade no ambiente de trabalho. É importante seguir nessa linha, pois assim a COAPA mostra que busca o alinhamento dos serviços de excelência e cumpre as regras”, pontuou o cooperado.

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