logo

Conecte conosco

Com foco na população, SES-TO alinha atendimentos nos hospitais estaduais

Em reunião, foi debatido o abastecimento de hospitais, manutenção predial, cirurgias eletivas, controle da Covid-19 e da Dengue

Em reunião, na quarta-feira, 07, os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alinharam, com as diretorias dos hospitais estaduais, ações pontuais para uma melhor assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu na sede da Pasta e entre as pautas esteve o abastecimento de hospitais, manutenção predial, cirurgias eletivas, controle da Covid-19 e da Dengue.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto apresentou os avanços conquistados, nos últimos três meses de 2023. “30% do total das 18 mil eletivas foi realizada nos últimos meses do ano e quero destacar a participação de todos os servidores dos nossos hospitais, neste feito histórico no ano de 2023; tivemos a implantação do prontuário eletrônico em Arapoema e Araguaína; conseguimos honrar os compromissos financeiros com prestadores de serviços e fornecedores, garantindo o índice de abastecimento recorde e aumentamos o Teto da Média e Alta Complexidade – Teto MAC, com o maior valor já incorporado pelo Ministério da Saúde ao estado do Tocantins, que acrescentou o valor anual de R$91.514.752,49 a partir de dezembro de 2023”, destacou o gestor.

Sobre o abastecimento citado pelo secretário, o efeito é sentido pelas unidades, como reforçou a diretora geral do Hospital Regional de Arapoema e Maternidade Irmã Rita, Maria Coppo. “Temos a felicidade de dizer que seguimos com os serviços a todo vapor, porque tudo que precisamos a Secretaria tem suprido, sejam medicamentos, insumos, ou equipamentos. Isso reflete na assistência à população, que é acolhida em nossa unidade”.

Para a manutenção dos estoques regulares, o diretor de Suprimento Hospitalares/SES-TO, Gileno Dias de Oliveira orientou os presentes, para um planejamento. “Quando a unidade hospitalar tem um levantamento das suas demandas, ela prevê o que vai usar durante um mês, por exemplo. Com isso, é possível programar as compras e a distribuição e garantir um fluxo ininterrupto por todo o tempo e consequentemente a continuidade dos serviços assistenciais”.

Quanto à manutenção predial, a superintendente de Gestão Administrativa, Lisiara Vieczorek, apresentou as ações das equipes para o atendimento das unidades. “Temos responsáveis técnicos disponíveis para orientar as equipes dos hospitais a planejar as adequações ou reparos, conforme a prioridade e a urgência de cada prédio. Com isso economizamos tempo e recursos e evitamos transtornos para servidores e população”.

Vigilância

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra falou sobre o período sazonal de aumento de casos da Covid-19 e da Dengue e orientou para a prevenção. “O período que compreende as festividades de final de ano, o verão e o Carnaval é a época em que temos a facilidade de circulação do vírus da Covid-19, mas não é motivo para alarme da população, pois estamos dentro do índice esperado e seguimos monitorando, contudo, as equipes dos hospitais estaduais devem fazer de forma rigorosa o uso da máscara e manter a vacinação em dia, para evitar adoecimento e desfalque na assistência à população”.

“Outro agravo desta época do ano, é o crescimento no número de casos das arboviroses, com destaque para a Dengue que é com maiores índices de registro. O Tocantins tem até o momento 66 casos confirmados em 2024, mas como o país está em situação de alerta, pedimos que a vigilância comece pelas nossas unidades e se expanda com orientações à população, pois assim como a Covid-19, Dengue é uma doença evitável”, acrescentou a superintendente.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA