Com foco na melhoria da prestação de serviços, SSP entrega novas instalações do Laboratório de Química e Toxicologia Forenses

logo

Conecte conosco

Com foco na melhoria da prestação de serviços, SSP entrega novas instalações do Laboratório de Química e Toxicologia Forenses

O Laboratório está localizado na sede do Instituto de Criminalística e Medicina Legal em Palmas

Com instalações modernas e climatizadas, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 24, o Laboratório de Química e Toxicologia Forenses que passou por uma ampla revitalização, possibilitando aos peritos do Instituto de Criminalística do Tocantins que nele atuam, a prestar um serviço com mais qualidade à sociedade tocantinense.

A diretora do Instituto de Criminalística, Tatiana Alves, destacou que, atualmente, o laboratório recebe em torno de 290 requisições de análises periciais por mês e que as novas instalações foram adaptadas para receber os novos equipamentos em fase de aquisição. “As novas instalações são extremamente importantes para termos condições de instalar esses equipamentos de forma adequada e também para que nos favoreça em uma condição futura fazer um processo de creditação e certificação do laboratório. Fizemos uma reforma pensando em todos os fluxos, tudo o que precisamos está adaptado para que, no futuro, consigamos a certificação do nosso laboratório também”, destacou.

O Laboratório está habilitado para realizar exames toxicológicos e químicos, desde exames de alcoolemia e de outras substâncias a partir das amostras biológicas e de outros entorpecentes. No laboratório também se processam todos os tipos de drogas, como cocaína, maconha, comprimidos de ecstasy.

Melhores condições de trabalho

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, falou da satisfação que a pasta tem em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores. “É uma grande satisfação ver um ambiente salutar e sadio para se trabalhar. É importante que o servidor se sinta bem no ambiente do trabalho para exercer suas funções. Precisamos levar um serviço de qualidade para a população, mas se não tivermos instalações adequadas, não conseguiremos atender aos anseios da sociedade, por isso, estamos consolidando um planejamento para execução de obras importantes em todas as cidades”, disse, reforçando os investimentos da SSP para melhorias das instalações de delegacias, laboratórios, dentre outros.

O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, destacou que “a melhoria de instalações é fundamental porque todo o nosso trabalho tem um único sentido: oferecer uma investigação de qualidade para sermos os garantidores de direitos. A prova que produzimos serve ao inquérito e também à população.”

A superintendente da Polícia Científica, Aldênis Bezerra, falou em nome de todos os servidores sobre o sonho realizado em ter melhores condições de trabalho. “Não tem como expressar a felicidade que a gente sente em receber essas novas instalações. Agradeço ao empenho do secretário Wlademir em viabilizar essa ampla reforma, a parceria com o delegado-geral Claudemir, e ao apoio de todos os servidores envolvidos nesse processo.  Isso nos dá força para fazermos um trabalho com mais qualidade”, destacou.

O presidente Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito), Sílvio Jaca, pontuou que as novas instalações proporcionarão mais celeridade nos serviços. “Quero agradecer a gestão, em nome dos peritos, que agora recebem esse novo espaço melhor adequado para realizar seu trabalho de forma mais célere e com a devida qualidade”, ressaltou.

O Laboratório

O Laboratório de Química e Toxicologia Forenses está localizado na sede do Instituto de Criminalística e Medicina Legal em Palmas. A obra de revitalização contemplou toda a estrutura laboral e foi executada com recursos próprios da Secretaria da Segurança Pública. Com as novas instalações, os servidores poderão exercer suas funções com melhor fluxo de trabalho, com a divisão dos laboratórios, salas climatizadas, que permitem manter a estabilidade dos equipamentos, além de melhorar o espaço para digitalização de laudos. O novo espaço proporciona ainda a análise de entorpecentes utilizando novos equipamentos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA