Numa noite memorável, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite de quinta-feira (22), o lançamento oficial de duas coletâneas literárias, com obras de alunos da Rede Municipal de Educação. As obras integram o Projeto Leitura Viva, que visa estimular o hábito salutar da leitura e da produção textual, bem como, despertar a autoestima dos alunos. Essa já é a terceira edição desta iniciativa.
O evento aconteceu na quadra de esportes coberta da Escola Municipal de Tempo Integral Benvindo Souza Luz, e contou com a participação de um expressivo público, a maioria, formada por familiares dos pequenos autores, que se transformaram em verdadeiras celebridades durante essa noite festiva e foram bastante aplaudidos.
Além de homenagear os escritores mirins de Tocantínia, esse evento buscou reconhecer o trabalho dos profissionais da Educação, em especial, dos professores que trabalharam no projeto Leitura Viva no decorrer de um ano.
Evento prestigiado
Além de autoridades locais, como o vice-prefeito João Alberto Coelho Machado, representando o prefeito Manoel Silvino Neto, que não pôde comparecer ao evento, marcaram presença nessa noite literária, o Secretário-Executivo da a ACALANTO – Academia de Letras de Araguaína, o escritor Eudis Queiroz, bem como, o escritor Antônio Teles, presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins, o presidente da Câmara Municipal de Tocantínia, vereador Sergio Caldeira, do secretário de Assuntos Indígenas, Kleber Xerente, e do secretário de Juventude e Esportes, Adalto de Oliveira
Novos autores
O secretário de Educação de Tocantínia, o professor e poeta André Goveia, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a criatividade dos alunos que, agora, passam a integrar o seleto grupo de escritores, tendo seus trabalhos, tanto em desenho, quanto em texto, registrados com destaque nos anais da produção literária da cidade.
Inspiração
Goveia enfatizou, ainda, que o Projeto Leitura Viva, colocado em prática por uma aguerrida equipe da Secretaria Municipal de Educação, colhe resultados positivos desse trabalho, que culmina, agora, com a publicação dessas duas obras dos alunos e já servindo de inspiração para os órgãos de Educação de outras cidades tocantinenses.
Por fim, o secretário André Goveia agradeceu o apoio que vem recebendo por parte do prefeito Manoel Silvino e que, segundo ele, vem lhe dando condições para desenvolver um bom trabalho, cujo objetivo maior é oferecer à comunidade tocantiniense uma Educação pública de excelência.
Papel fundamental
O vice-prefeito de Tocantínia, João Alberto Coelho Machado, no seu discurso, destacou o papel fundamental da Secretaria Municipal de Educação na formação da personalidade dos alunos, lembrando que por meio do Projeto Leitura Viva, o secretário André Goveia e sua equipe, vem se destacado em obter excelentes resultados junto aos aluno. “O lançamento do livro dos alunos é um incentivo significativo para a formação de novos escritores, fortalecendo a educação do município e disseminando a literatura local, além de colocar a cidade no rol da elite literária com mais de trezentos alunos escritores”, asseverou o vice-prefeito João Alberto.