Com o lema “Zika Zero”, o Colégio Positivo de Gurupi, situado na Av. Ceará entre as ruas 3 e 4, vem desenvolvendo diversas ações no decorrer do ano, e na manhã deste sábado dia (29), liderado pelo Diretor do Colégio, Sr. José Marques Neto, alunos, professores e coordenadores saíram em passeata pelas principais ruas da cidade de forma bem animada conscientizando os moradores sobre os perigos com a falta de cuidado com o meio ambiente, proliferação do mosquito Aedes aegypti e consequentemente com o aumento das várias doenças que esse pequeno mosquito pode transmitir para a população.
O objetivo foi orientar os alunos, a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção ao mosquito transmissor do zika, dengue e chikungunya. Durante a passeata os participantes distribuíram panfletos e orientaram a população quanto a importância de manter os cuidados necessários para que possa zerar ou pelo menos diminuir esse mal que vem crescendo de forma assustadora em todo Brasil.
Segundo a Coordenadora Eliane Passos, “Para intensificar a mobilização contra o Aedes aegypti, estamos envolvendo todos os alunos nesse combate. O que se aprende na escola, compartilha-se em casa. Precisamos motivar a comunidade escolar a ter acesso a todas as informações necessárias para uma prevenção segura”, ressaltou a Coordenadora.
Para a aluna Giovanna Pereira, estudante do 8º Ano, “Temos que ter muito cuidado com o acúmulo de lixo e águas paradas para que possamos não está contribuindo com a proliferação dos mosquitos, pois de nada adiante fazermos a nossa parte e os nossos vizinhos não contribuírem de igual modo”. Afirmou. Já o aluno João Vitor do 9º Ano, complementou dizendo: “Não pode deixar água parada em pneus, baldes e garrafas”. Concluiu.
Algumas ações simples que podem fazer a diferença com os focos do mosquito Aedes. Precisamos de todos nessa luta.
Faça a sua parte!
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
11- Piscinas e fontes decorativas devem ser sempre limpas e cloradas.
12- Sempre que possível evite o cultivo de plantas como bromélias ou outras que acumulem água em suas partes externas.
Combata o mosquito da Dengue, pois ele também transmite a Chikungunya e o Zika vírus.
Parceiros: