Colégio de Lavandeira recebe título de Escola Cidadã no Concurso de Desenho e Redação da CGU

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Colégio de Lavandeira recebe título de Escola Cidadã no Concurso de Desenho e Redação da CGU

Após mobilizar cerca de 260 estudantes com atividades voltadas à discussão de temas sociais, o Colégio Estadual Lavandeira recebeu o título de Escola Cidadã no 10º Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A premiação é para uma das categorias do certame que incentiva o interesse dos estudantes pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania.

Neste ano, a temática do concurso foi “Ser Honesto é Legal!”, o que levou a escola a desenvolver o Plano de Mobilização “Se não for eu, quem?”. As servidoras Analia Vieira Neta, Ilzany da Rocha Oliveira e Rosana Márcia de Souza foram as responsáveis pela produção do Plano, que contou com a participação de toda a comunidade, em um trabalho interdisciplinar nas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.

Segundo a professora de língua portuguesa, Rosana Márcia, o trabalho se iniciou com debates, opiniões e reflexões acerca da honestidade. “Trouxemos para a sala de aula situações do dia a dia, os alunos fizeram pesquisas e levantamento de dados para ampliar o conhecimento de mundo, refletir sobre comportamentos individuais e coletivos, para então começarem a dissertar e desenhar sobre o tema”, explicou.

Ela contou que as produções dos estudantes foram feitas em sala de aula, com o apoio das professoras e sendo aprimorados em oficinas de textos realizadas em outros horários.

O projeto foi desenvolvido de abril até agosto em todas as turmas da escola, com apoio de todos os servidores. Analia Vieira, professora, disse que a temática do concurso veio ao encontro dos anseios dos educadores, no que diz respeito à formação integral dos educandos. “Enxergamos mais uma possibilidade para, juntamente com os conteúdos curriculares, abrirmos debates sobre valores fundamentais para a vida: a honestidade é um deles”, pontuou.

Ela explicou, ainda, que o nome do projeto é uma forma de encorajar os alunos a fazerem o certo. “Quisemos validar que cada um é responsável por si mesmo e uma mudança não pode deixar de acontecer pautada no “não fazer” de terceiros. Precisamos de pessoas individualmente agindo com honestidade para termos uma família melhor, uma escola melhor, uma sociedade melhor” destacou.

Trabalho Interdisciplinar

Além das produções de textos, os estudantes confeccionaram cartazes, criaram slogans e paródias. A coordenadora da escola, Ilzany falou sobre a importância de o trabalho ser realizado em várias disciplinas. “Foi desenvolvido um trabalho interdisciplinar que é importante para o crescimento do aluno, pois ele tem visões de diferentes perspectivas sobre a questão da honestidade”, frisou.

A temática foi trabalhada, ainda, na disciplina de filosofia e no Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) com debates e discussões. Em matemática foi abordada a educação financeira, com olhar crítico sobre atos de corrupção, além de um Júri Simulado sobre o uso do dinheiro nos dias atuais.

A escola, ainda, contou com o apoio de profissionais do município que visitaram a unidade, para rodas de conversas sobre rotinas e experiências de trabalho e falarem sobre a importância de tomarem decisões corretas, honestas e legais.

Sarau Literário

A ação final do Plano de Mobilização foi a realização de um Sarau literário para apresentação dos resultados das vivências na sala de aula. Foi feita a exposição dos desenhos, os alunos cantaram paródias, recitaram poemas e ainda fizeram a leitura das dissertações.

A escola também fez o reconhecimento dos alunos que se destacaram nas atividades, com premiação simbólica interna.

Concurso e Premiação

O concurso tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, ética e cidadania por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos na escola.

Com o tema “Ser Honesto é Legal!”, participaram do certame estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, incluída a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas ou privadas, em âmbito nacional.

Na categoria “Escola Cidadã”, com trabalhos do tipo “Plano de Mobilização”, foram premiadas as escolas da rede pública e privada que desenvolveram estratégias de mobilização para debaterem o tema do concurso com os alunos por meio de atividades conduzidas no ambiente escolar e na comunidade.

Nacionalmente, outras duas escolas também foram premiadas no concurso, uma do Piauí e outra do Rio Grande do Norte. As escolas receberão cada uma, um notebook e um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. O resultado foi divulgado no dia 21 de novembro, no Diário Oficial da União.

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