A segurança de seus colaboradores é uma preocupação constante na Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Pensando nisto, foi realizado de 1º a 3 de agosto, o curso “NR-10 Segurança em Instalações e serviços com eletricidade”
Com 20 hora de duração, a capacitação buscou habilitar os profissionais designados para o trabalho realizarem suas atividades em conformidade com as determinações de segurança descritas na norma regulamentadora nº 10, um conjunto de procedimentos e requisitos da área de segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade, que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
O curso teve 13 participantes, sendo 11 colaboradores da Coapa e duas pessoas da comunidade de Pedro Afonso. As atividades foram realizadas no auditório e no armazém de grãos da cooperativa.
Aliando prática e teoria, o instrutor Ricardo Martinello abordou vários assuntos, entre eles riscos em instalações e serviços com eletricidade; técnicas de análise de riscos; medidas de controle dos riscos elétricos; equipamentos de proteção coletiva; proteção e combate a incêndio; acidentes de origem elétrica e primeiros socorros e responsabilidades.
O curso foi realizado com apoio do Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins).
Origem da NR-10
A eletricidade tornou-se indispensável à sociedade. Por isso, cada vez mais se investe na otimização e ampliação das instalações elétricas, assim como na contratação de mão-de-obra para a realização de serviços que envolva a eletricidade. Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Emprego através da Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978, regulamentou a norma regulamentadora nº 10 (Instalações e Serviços de Eletricidade), que posteriormente reformulada pela Portaria n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, titulou-se como a norma regulamentadora nº 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade).