Coapa e VLI discutem melhorias logísticas para o transporte de grãos

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Coapa e VLI discutem melhorias logísticas para o transporte de grãos

Em encontro na manhã desta quinta-feira, 12 de agosto, integrantes da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e da VLI Logística discutiram formas de melhorar a logística para o escoamento dos grãos produzidos pelos associados da cooperativa em Pedro Afonso e outros 18 municípios.

Atualmente, a soja e o milho são entregues pelos produtores no armazém da Coapa, em Pedro Afonso, de onde seguem em caminhões para o Terminal Integrador de Palmeirante (TO), operado pela VLI Logística, que faz os transporte dos grãos pela Ferrovia Norte-Sul, até o Porto de Itaqui, em São Luís (MA). Depois seguem em navios para o mercado externo.

Na ocasião, os representantes da VLI asseguraram que a empresa trabalha para que, já na atual safra (2021/2022), o fluxo de recebimento e embarque dos grãos seja ágil evitando, assim, gargalos logísticos que provocam problemas como as longas filas de caminhões que atrasam a colheita e fazem com os armazéns operem com sua capacidade máxima, comprometendo todo a cadeia de escoamento.

Os conselheiros da Coapa aproveitaram para propor que num futuro próximo, a VLI instale um transbordo para embarque de grãos em Tupirama, município vizinho a Pedro Afonso onde também passam os trilhos da Norte-Sul. Em resposta, os executivos afirmaram que o assunto será avaliado pela direção da companhia logística.

“Com a possibilidade da construção da BR-235, a produção de grãos crescerá ainda mais em nossa região e a implantação de um entreposto em Tupirama será fundamental para o escoamento”, defendeu o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri.

Fertilizantes

Ainda no encontro, o gerente de Fomento da VLI, Edson Zacarias, apresentou o Projeto Fertilizantes Norte que consiste na implantação de um corredor logístico para transporte ferroviário de fertilizantes entre os estados do Maranhão e Tocantins, além de ampliar a possibilidade de atendimento para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil.

O projeto prevê a implantação de empresas de fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante. Com isso, os vagões que hoje retornam vazios do Porto de Itaqui para Palmeirante vão trazer fertilizantes e insumos que serão misturados e posteriormente distribuídos.

A construção da estrutura, prevista para o segundo semestre de 2022, tem a parceria da VLI e da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que será responsável pelas operações no terminal.

O investimento para a viabilização do projeto será de aproximadamente R$ 95 milhões. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura será de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A nova estrutura no Tocantins contará com linha ferroviária para até 80 vagões e moega para descarga de dois vagões.

Participação

Também participaram da reunião, o vice-presidente da Coapa, Láercio Diana, o diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos, os conselheiros Alberto Mazolla e Edis Sgorla, o gerente-geral Nelzivan Carvalho Neves, o coordenador administrativo/financeiro Vinicius César, e os executivos da VLI Logística Fernando Schneider Künsch, Bruno Pantoja e Isadora Fernandes da Silva.

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