logo

Conecte conosco

Coapa e Embrapa discutem fortalecimento de parcerias para beneficiar produtores rurais da região de Pedro Afonso

Desde a sua fundação, há 23 anos, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) mantém relação institucional próxima com a Embrapa, que ao longo dos anos leva informação para seus associados da área da produção de grãos e de outras culturas.

Para reativar a parceria entre as duas instituições, foi interrompida nos últimos anos, aconteceu uma reunião virtual na manhã desta terça-feira, com participação do presidente Ricardo Khouri, do gerente técnico da cooperativa, Fernando Coelho, da chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, e do chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia na Embrapa Pesca e Aquicultura, Roberto Manolio Valladao Flores.

A principal deliberação é a formação de um grupo de trabalho composto por técnicos da Coapa e da Embrapa Pesca e Aquicultura, com sede em Palmas (TO), vai alinhar os termos de um convênio que prevê, entre outros pontos, levar soluções para produtores associados da cooperativa por meio de pesquisas nas áreas agrícola e de pecuária, capacitações, entre outras ações.

“Nossa relação com a Embrapa é umbilical, vem desde a nossa fundação. Sempre tivemos uma relação muito intensa, já realizamos ensaios experimentais e validamos tecnologias aqui em Pedro Afonso que beneficiaram a classe produtora. Estamos de braços abertos para essa reaproximação”, pontuou Ricardo Khouri.

Para Danielle de Bem Luiz, que assumiu a chefia da Embrapa Pesca e Aquicultura em 2021, o foco de sua gestão é a aproximação com a classe produtora visando agilizar soluções voltadas aos produtores tocantinenses. “Acreditamos no poder do cooperativismo e vemos a Coapa como grande parceira. Fiquei muito feliz com os resultados dessa reunião”, disse a profissional, que na ocasião apresentou a estrutura da Embrapa na capital tocantinense e as diretrizes de trabalho.

Fernando Coelho lembrou que a Coapa, juntamente com empresas do ramo agrícola, realiza pesquisas e eventos como a Jornada Tecnológica, e que a parceria com a Embrapa agregaria muito valor e beneficiaria o setor produtivo.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA