CLUBE DE LEITURA – Confira a programação do mês de agosto em Palmas, Araguaína e Gurupi

logo

Conecte conosco

CLUBE DE LEITURA – Confira a programação do mês de agosto em Palmas, Araguaína e Gurupi

Serviço: Clube de Leitura
Datas: 07, 14 e 28 de agosto

Locais: Bibliotecas do Centro de Atividades do Sesc em Palmas, Araguaína e Gurupi

Entrada: Gratuita
Informações: (63) 3212-9909 ou pelo e-mail [email protected]

Nesse mês de agosto, “Pedro Paramo”, “O Quinze” e “A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver” são as obras literárias que farão parte dos debates do Clube de Leitura do Sesc Tocantins.

Os encontros serão realizados nas Bibliotecas dos Centros de Atividades do Sesc no Tocantins, nos dias 07 de agosto em Gurupi, 14 de agosto em Araguaína e no dia 28, em Palmas.

A entrada é gratuita e a pré-leitura dos livros que serão discutidos nos encontros não é obrigatória. Para participar, os interessados só precisam se direcionar até as unidades do Sesc Tocantins nos dias e horários reservados para cada debate.

Confira abaixo a programação por cidade:

 

Gurupi

Livro: A Morte é Um Dia que Vale a Pena Viver, Ana Claudia Quintana Arantes

Data: 07 de agosto
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Gurupi

Sinopse: Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.

Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

 

Araguaína

Livro: O quinze, Raquel de Queiroz

Data: 14 de agosto
Horário: 18h30
Local: Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Araguaína

Sinopse: Lançado originalmente em 1930, O Quinze foi o primeiro e mais popular romance de Rachel de Queiroz. Ao narrar as histórias de Conceição, Vicente e a saga do vaqueiro Chico Bento e sua família, Rachel expõe de maneira única e original o drama causado pela história seca de 1915, que assolou o Nordeste brasileiro, sem perder de vista os dilemas humanos universais, que fazem desse livro um clássico de nossa literatura.

Rachel de Queiroz nasceu no dia 17 de novembro de 1910 em Fortaleza, Ceará. Ainda não havia completado 20 anos quando publicou uma modesta tiragem de O Quinze, seu primeiro romance. Mas tal era a força de seu talento que o livro despertou imediata atenção da crítica de todo o Brasil. Em 1931 mudou-se para o Rio de Janeiro, mas nunca deixou de passar parte de seu tempo em sua fazenda no sertão cearense. Rachel se dedicou ao jornalismo, atividade que exerceu paralelamente à sua produção editorial. Primeira escritora a integrar a Academia Brasileira de Letras (1977), Rachel de Queiroz morreu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 4 de novembro de 2003. Recebeu o Prêmio Nacional de Literatura de Brasília para conjunto de obra em 1980; o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará, em 1981; o Prêmio Luís de Camões (1993); o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2000). Cronista e romancista primorosa, escreveu também peças teatrais e livros infantis.

 

Palmas

Livro: Pedro Paramo, Juan Rulfo

Data: 28 de agosto
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Palmas

Sinopse: De enredo conciso e preciso, o único romance de Juan Rulfo trata da promessa feita por Juan Preciado à mãe moribunda. O rapaz sai em busca do pai, Pedro Páramo, um lendário assassino. No caminho, encontra impressionantes personagens repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável de seu pai.

Juan Rulfo (1917-1986) nasceu em Jalisco, no México. Publicou seus primeiros contos em revistas, mas foi a partir de Pedro Páramo que alcançou prestígio e passou a ser um dos mais celebrados escritores de língua espanhola. Traduzido em mais de 32 línguas, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura do México, em 1970, e o Prêmio Príncipe das Astúrias, em 1983. Em 1991 foi criado o Prêmio Juan Rulfo, que condecora grandes nomes da literatura latino-americana.

Clube de Leitura

O Clube de Leitura acontece mensalmente de forma gratuita nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a proposta de levar ao debate obras de diversos autores, que abordam diferentes questões diferentes do nosso tempo, o projeto reúne pessoas e cria um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. Se você gosta de leitura e de conversar sobre livros, essa atividade é para você!

 

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Fique por dentro de todas as novidades do Sesc Tocantins, acesse:

www.sescto.com.br
Facebook: www.facebook.com/sescto
Instagram: @sesctocantins
LinkedIn: sesctocantins
TikTok: @sesctocantins
Twitter: @sescto
Youtube: SESCTO

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA