logo

Conecte conosco

CIOPAER-TO completa sete anos de criação e atuação no Tocantins

No último dia 20 de janeiro, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), completou sete anos de efetivo serviço em prol da segurança da sociedade tocantinense.

Em dezembro de 2010 chegava ao aeroporto de Palmas-TO o “Pássaro de Aço” do Estado do Tocantins. A aeronave tipo helicóptero: moderna, versátil e ágil, modelo AS350B3+ (Esquilo B3+), com o objetivo de dar apoio aéreo aos órgãos de segurança pública.

Assim, em 20 de janeiro do ano seguinte, por meio da MP 06/2011, nascia à unidade aérea integrada do Estado do Tocantins, o CIOPAER (Centro Integrado de Operações Aéreas).

O seleto grupo de valorosos profissionais, que possui em seu DNA o desafio da integração, ampliou seu espectro de atuação, passando a ser o apoio aéreo nas ações de Segurança Pública, de Defesa Civil e a todos os outros órgãos de proteção à vida.

No dia de hoje, em que atingimos a marca de 1796 horas de voo “Irrompendo o céu do Tocantins”, seja em amparo ao necessitado ou em socorro ao oprimido, podemos nos orgulhar das inúmeras operações exitosas, que resultaram na preservação da vida, na prisão do agressor, na redução de incêndios florestais, na economia de meios, e principalmente, no nosso amadurecimento administrativo e operacional.

Graças ao bom Deus nunca tivemos acidente ou incidente aeronáutico. Na maioria das vezes o acidente vem de uma falha humana ou operacional, que são frutos do erro, característica inerente ao homem. Todos erram, mas devemos criar barreiras e doutrinas aéreas que venham mitigá-los, até porque, mesmo sabendo que o erro é pedagógico na aviação, nem sempre podemos aprender com nossos próprios erros.

Nestes sete anos queremos agradecer aos inúmeros profissionais que contribuíram com o CIOPAER e as diversas demonstrações de apreço, apoio e algumas vezes, carinho, dos nossos seguidores e amigos, o que nos fortalece e estimula a continuar. Agradecemos aos nossos familiares que sempre estão ombreados e entendem nosso sacerdócio.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA