Moradores do setor São Paulo dizem que falta de drenagem pode ter contribuído para os estragos.
Uma chuva forte em Gurupi, na região sul do estado, causou vários transtornos na cidade. Imagens feitas por moradores mostram que o temporal derrubou muros e que o grande volume de água fez ruas ficarem alagadas. Algumas casas foram tomadas pela lama.
A tempestade foi na noite desta terça-feira (9). A chuva durou aproximadamente 30 minutos, mas foi suficiente para causar estragos, principalmente em bairros da região leste da cidade. No setor São Paulo, pelo menos três casas tiveram os muros derrubados.
Os moradores contam que sofrem com problemas de falta de drenagem há 20 anos. É que o volume de água desce por grandes avenidas e acaba se concentrando no final de pequenas ruas, na área mais baixa da cidade.
A enfermeira Rosana Barbosa estava no setor São Paulo quando a chuva começou e até ouviu quando alguns muros caíram. “Toda vez que chove a gente fica apreensivo. Minha casa não entra água porque é alta, mas estava lá olhando a enxurrada e a gente percebeu dois estouros. Era o muro do vizinho que tinha caído, e depois outro estouro. Foi um efeito cascata. Um atrás do outro. Os muros dos vizinhos estão derrubados”, disse.
Ela conta que se existissem obras de drenagem os alagamentos não seriam registrados. “Aqui no nosso setor tem água de quatro avenidas e desce tudo. E não tem onde escoar a água, então quando chove muito, sobe a água e a tendência é entrar na casa dos vizinhos”, contou Rosana.
A mulher conta que o problema se repete e cobra uma solução. “Não tem como escoar essa água, então nós queremos uma solução. Tem que fazer bueiros. Não é a primeira vez que a gente passa por isso”, reclamou a enfermeira.
A Prefeitura de Gurupi
A Prefeitura de Gurupi afirmou que não recebeu solicitações, mas disse que a Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil da cidade vão verificar a situação para saber como ajudar os moradores e resolver os problemas que forem identificados.