O presidente do Conselho Empresarial do Turismo da Fecomércio Tocantins (Cetur), Marcelo Perim, apresentou as propostas do Estado para o projeto Vai Turismo, em reunião realizada no dia 11 de agosto pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que homenageou os 67 anos de criação do Cetur nacional.
As propostas foram elaboradas por entidades ligadas ao trade turístico do Tocantins, que elencaram os desafios a serem superados no setor. De acordo com o presidente Marcelo Perim, as entidades tocantinenses tiveram a oportunidade de apresentar suas dificuldades, necessidades e desafios, além de ressaltar a importância das políticas públicas para o setor turístico como um dos pontos importantes do documento.
Homenagem ao Cetur Nacional
Na ocasião, o presidente da Confederação, José Roberto Tadros, destacou o papel de vanguarda do Cetur/CNC como o primeiro conselho de turismo do Brasil, o qual já discutia a importância do turismo para a economia como vetor de distribuição de riquezas, desenvolvimento social e de recomposição do PIB. Visões que vêm sendo aprimoradas e fortalecidas nos últimos anos. “O Cetur sempre entendeu o turismo como um setor fundamental para a economia. Por isso, vem cumprindo os seus objetivos ao longo de 67 anos, de levar as demandas do setor ao poder público e ajudar a incluir o turismo nas políticas públicas, independente de governos”, disse o presidente.
O diretor da CNC e responsável pelo Cetur/CNC, Alexandre Sampaio, reforçou a relevância da entidade no elo entre poder público e sociedade. “A CNC, à época, foi visionária ao reunir o poder público e o empresariado brasileiro para inserir o turismo no contexto econômico. Hoje, nós seguimos com uma proposta ainda mais ampla, a de unir todos os setores do turismo para caminhar, juntos, na mesma direção”, afirmou.
Vai Turismo
O movimento Vai Turismo é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e iniciou a entrega das demandas do setor às candidaturas estaduais. O projeto entrou em uma nova fase, com versões específicas das propostas e recomendações de políticas públicas de turismo para cada região. As pautas prioritárias do setor serão levadas aos principais candidatos a governador dos 26 Estados e do Distrito Federal, para nortear o desenvolvimento do turismo e os potenciais a serem explorados.