Educação Infantil de qualidade: matrículas abertas para Pré-Escolar I e II no CEMEI, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e gestão do prefeito Kawê.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) de Formoso do Araguaia anunciou que as matrículas para o ano letivo de 2025 já estão abertas. Oferecendo Educação Infantil nas modalidades Pré-Escolar I e II, a unidade convida pais e responsáveis a procurarem o CEMEI para garantir a vaga de seus pequenos.
Essa iniciativa conta com o apoio direto da Secretaria Municipal de Educação, sob a liderança do professor Davi Aires, e do prefeito Kawê, que têm como prioridade a excelência no ensino e o cuidado com as crianças do município.
Dedicação, amor e aprendizado integral
No CEMEI, o trabalho vai além da educação tradicional. “O amor representa laços, afeto e cuidado pelas crianças. É através desse amor que desenvolvemos um trabalho focado no ensino-aprendizagem de forma integral”, explicou a diretora Kallinne Lima.
As crianças são incentivadas a se tornarem protagonistas do próprio desenvolvimento, com foco nos aspectos social, emocional e cognitivo, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Resultados expressivos em 2024
Os avanços pedagógicos do CEMEI refletem o compromisso de sua equipe com a qualidade do ensino. Segundo a diretora Kallinne Lima, “o trabalho na Educação Infantil permeia os saberes necessários a uma prática de respeito à criança e ao seu contexto”.
Os gráficos de aprendizagem dos alunos do Jardim I e Jardim II demonstraram um crescimento significativo nos níveis de desempenho “bom” e “ótimo” ao longo de 2024. Esses resultados foram alcançados graças à dedicação das professoras e à parceria com as famílias.
As coordenadoras pedagógicas Sirlene Vieira e Cleutiman Lopes ressaltaram a importância do trabalho em equipe para alcançar resultados positivos. “Aqui no CEMEI trabalhamos de forma coletiva. Sabemos do lindo trabalho desenvolvido por cada professora, deram seu melhor, merecem todo esse reconhecimento pelo incrível trabalho desenvolvido durante o ano de 2024 juntos conseguimos garantir o que mais importa: o sucesso na aprendizagem das nossas crianças. Somos merecedoras e trabalhamos com amor, esforço, dedicação comprometimento, responsabilidade e o respeito mútuo. Méritos de toda Equipe, nós ficamos muito felizes com os resultados”, pontuaram.
Jardim I: Crescimento notável
👉 Turma A: Sob a liderança da professora Rosenaide, todos os alunos alcançaram os níveis “bom” e “ótimo” no 4º bimestre, com 100% de aprovação.
👉 Turma B: Com a professora Telma, 95% dos alunos atingiram os níveis “bom” e “ótimo” no final do ano.
👉 Turma C: A professora Roberta obteve um aumento consistente no desempenho dos alunos, com destaque para o número crescente de estudantes no nível “ótimo”.
👉 Turma D: Sob a orientação da professora Lanna, 80% dos alunos alcançaram desempenho excelente.
👉 Turma E: A professora Rosimeire registrou um resultado positivo, com 95% dos alunos atingindo níveis de excelência.
👉 Turma F: Com a professora Karol, 85% dos alunos apresentaram desempenho de qualidade, com grande destaque.
👉 Turma G: A professora Lorraynne obteve excelentes resultados, com 90% dos alunos atingindo níveis “bom” e “ótimo”.
Jardim II: Avanços contínuos
👉 Turma A: Sob a orientação da professora Noêmia, houve crescimento de 93% nos alunos classificados como “ótimo”.
👉 Turma B: A professora Dalcina destacou-se ao elevar 73% dos alunos para o nível “ótimo”.
👉 Turma C: A turma da professora Marilza obteve um aumento significativo de 98% no desempenho ao longo do ano.
👉 Turma D: Com a professora Regimara, 82% dos alunos atingiram o nível “ótimo” no 4º bimestre.
👉 Turma E: A professora Cintya alcançou 88% dos alunos no nível “ótimo”, demonstrando o progresso da turma.
Educação para o futuro
Os resultados alcançados no CEMEI são reflexo da eficácia das estratégias pedagógicas adotadas, do empenho dos professores e do indispensável apoio das famílias. A formação continuada da equipe pedagógica e dos professores, aliada a programas como o “Alfabetiza Mais LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil” e o “Alfabetiza Mais Tocantins”, fortalece o compromisso com a educação de qualidade. Essas iniciativas, realizadas em parceria entre o Governo Federal, o Estado e o Município de Formoso do Araguaia, integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
“Estamos preparando nossas crianças para uma trajetória escolar de sucesso, respeitando suas individualidades e incentivando o aprendizado por meio do lúdico e das descobertas”, destacou a diretora do CEMEI, Kallinne Lima.
O prefeito Israel Kawê tem investido significativamente em todas as etapas da educação, com especial atenção à Educação Infantil, reconhecendo-a como a base para um futuro escolar promissor. A diretora do CEMEI enfatizou seu otimismo e gratidão pelo reconhecimento, comprometimento e profissionalismo da equipe. “A dedicação e o apoio de todos são essenciais para continuar transformando vidas por meio da educação”, concluiu.