Produtor rural de 45 anos teve sua casa invadida e demolida em assentamento; suposto mandante e seis funcionários foram detidos, mas liberados por falta de flagrante.
Um conflito agrário na zona rural de Formoso do Araguaia, no sul do Tocantins, resultou na invasão e demolição da residência de um produtor rural de 45 anos. O incidente, que ocorreu no assentamento Lagoa da Onça, foi registrado pela Polícia Militar e resultou na detenção de um suspeito de 46 anos e seis de seus funcionários.
Ameaças Precederam a Ação Violenta
Segundo relatos da Polícia Militar, a vítima vinha sendo ameaçada e vigiada há algum tempo pelo suspeito e seus colaboradores. O conflito girava em torno da propriedade da terra, registrada em nome da vítima, mas que o suspeito desejava adquirir por meio de intimidação.
Aproveitamento da Ausência da Vítima
Durante o fim de semana, o suspeito acionou a polícia alegando estar sendo ameaçado pelo produtor rural. Em meio a essas acusações, a vítima foi encontrada com munições e levada para prestar esclarecimentos. Enquanto o produtor estava ausente, o suspeito teria ordenado a seus funcionários que invadissem a propriedade, retirassem os pertences da vítima e demolisse a casa, além das estruturas utilizadas para o manejo de gado.
Investigação em Curso
Na segunda-feira (19), a Polícia Civil verificou que o suspeito e seus colaboradores eram responsáveis pela demolição. Todos foram conduzidos à delegacia e autuados por dano à propriedade. Contudo, como o crime não ocorreu em flagrante, eles foram liberados. A investigação está a cargo da 84ª Delegacia de Polícia de Formoso do Araguaia.
Posicionamento da Polícia Civil
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os envolvidos foram levados à 12ª Central de Atendimento à Polícia Civil de Gurupi, mas não estavam em situação de flagrante, visto que o incidente ocorreu no sábado, 17 de agosto. As investigações continuam, e mais detalhes serão divulgados oportunamente.