Estado recebeu pouco menos de 30 mil doses. Profissionais da saúde, idosos e indígenas devem ser os primeiros a serem vacinados no estado.
O governador Mauro Carlesse (DEM) esteve em São Paulo (SP) na manhã desta segunda-feira (18) para receber as primeiras doses da vacina CoronaVac destinadas para o Tocantins. As caixas térmicas com o imunizante devem ser transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) ou de companhias aéreas com destino a Palmas, mas ainda não há informação sobre o horário de chegada no estado.
A vacinação estava prevista para começar na próxima quarta-feira (20), mas na manhã desta segunda-feira, durante a cerimônia de entrega das doses, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os estados podem começar a aplicar o imunizante ainda hoje.
Carlesse afirmou que a vacinação começa às 17h no Tocantins. “Estou aqui, em Guarulhos, no depósito central, recebendo a primeira vacina que vai para o nosso estado do Tocantins. Hoje, às 17h, já estaremos vacinando o primeiro cidadão Tocantinense. Graças a Deus, a vacina chegou”, afirmou.
Neste primeiro momento, cerca de 6 milhões de pessoas devem ser imunizadas em todo o país. O Tocantins receberá 29.840 doses da CoronaVac. Profissionais da saúde, idosos e indígenas serão os primeiros a receber a vacina no estado.
A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no domingo (17). A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford, cujas doses devem chegar ao país nas próximas semanas.