Senadora criticou o edital por não garantir direito de passagem a outras empresas interessadas em transportar carga
O leilão da Ferrovia Norte-Sul no trecho de Estrela d’Oeste (SP) a Porto Nacional foi comemorado pelo governador Mauro Carlesse (PHS). A Rumo venceu a concorrência com uma proposta de R$ 2,719 bilhões pelo trecho de 1.537 quilômetros. O prazo da concessão é de 30 anos. O chefe do Executivo tem expectativa de crescimento da economia tocantinense. Por outro lado, a senadora Kátia Abreu (PDT) criticou o edital por não garantir direito de passagem a outras empresas interessadas em transportar carga na via.
Mauro Carlesse participou do leilão e comemorou o resultado. “Esse é um empreendimento esperado há muito tempo e precisa funcionar de fato, para gerar riquezas para o Tocantins e para o Brasil. Agora, é preciso aliar a ferrovia à industrialização do nosso Estado. Ocupar os pátios com empresas que vão processar a produção do agronegócio e gerar empregos. Temos que pensar em exportar produtos processados pelas indústrias, pois é isso que agrega valor e faz nossa economia crescer”, afirmou o governador.
Já Kátia Abreu afirmou que afirmou que, da forma como se deu, a concessão restringe o direito de passagem de outras empresas interessadas em transportar carga pela ferrovia, considerada estratégica no escoamento da produção agrícola nacional. “As condições do edital tiram a competitividade do frete porque não há concorrência”, resumiu a senadora federal, que apesar das críticas às condições aceitas pelo governo federal, se disse favorável à concessão do trecho.
Ministro
Em vídeo logo após a finalização do leilão, o deputado federal Tiago Dimas (SD) agradeceu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que parabenizou bancada tocantinense pelo “trabalho realizado”. “Grande vitória de todos que apoiaram este grande projeto. Nós vamos impulsionar o sistema ferroviário e isto vai trazer desenvolvimento para o Estado”, disse o gestor.