Evento reúne educadores para compartilhar experiências e valorizar o trabalho docente na primeira fase do Ensino Fundamental.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Cariri do Tocantins realiza, nesta quinta e sexta-feira (07 e 08 de novembro), a etapa intermunicipal do Seminário de Boas Práticas dos Professores e Coordenadores da Primeira Fase do Ensino Fundamental. O evento, sediado na Câmara Legislativa Municipal, reúne educadores de Cariri do Tocantins, Alvorada, Figueirópolis e Sucupira com o propósito de compartilhar experiências e fortalecer a qualidade da educação infantil.
Valorização e aprimoramento da educação
Ao longo dos dois dias de seminário, profissionais da educação discutem e trocam práticas que visam a melhoria da educação infantil e a valorização dos educadores da região. A iniciativa integra o programa Alfabetiza Mais Tocantins, um esforço conjunto entre o Governo Federal, o Governo Estadual e os 139 municípios tocantinenses, com o objetivo de garantir a alfabetização plena das crianças até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental.
Compromisso com o ensino de qualidade
Durante o evento, a secretária municipal de Educação de Cariri do Tocantins, Lucenilde Morais, destacou a importância do encontro. “Iniciamos hoje um dia importante para juntos discutirmos medidas a fim de garantir uma educação com maior qualidade aos estudantes da nossa região. Meu desejo é que sejam dois dias muito produtivos para todos nós,” comentou Lucenilde, enfatizando o papel do seminário na construção de uma educação mais sólida e inclusiva.
O evento também contou com a presença do Superintendente Regional da Educação de Gurupi, Antonio Carlos Pakalolo, que reforçou a relevância do seminário para a educação regional. “Este encontro representa um marco de compromisso com o futuro das nossas crianças. É fundamental que tenhamos um espaço para compartilhar saberes e metodologias que já deram certo. A troca entre os municípios e a valorização dos nossos profissionais são a base de uma educação pública de qualidade,” afirmou Pakalolo, motivando os educadores a se dedicarem a essa missão.
União de forças pela alfabetização
Além de Antonio Carlos Pakalolo, estiveram presentes no seminário as Supervisoras Lusivônia Gonçalves Abreu e Marília Alves Medeiro que são integrantes do Programa Alfabetiza Mais, que acompanharam as discussões e contribuíram com o debate em prol da educação infantil. Esse esforço coletivo reflete o compromisso dos municípios em trabalhar de forma integrada para fortalecer a educação nas primeiras fases do ensino e garantir que cada criança alcance o pleno desenvolvimento de suas habilidades.