Transportadora é multada em R$ 10 mil reais e carga é inutilizada no aterro sanitário
Mais uma carga de queijo frescal impróprio para o consumo foi apreendida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) na última segunda-feira, 24, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Gurupi. A transportadora responsável pela carga foi multada em R$ 10 mil reais, e a carga foi inutilizada na manhã desta terça-feira, 25, no aterro sanitário de Gurupi.
A abordagem foi realizada inicialmente pela PRF, que constatou a ausência de nota fiscal e rótulos na carga. Em seguida, a Adapec foi acionada e confirmou que os queijos não possuíam selo de inspeção, estavam sem condições higiênicos-sanitárias e foram encontrados jogados entre caixas e expostos no assoalho do caminhão. Alguns queijos apresentavam sinais de deterioração e estavam com salmora.
Segundo a inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Etel Marques Siqueira, e o fiscal de defesa agropecuária, Antônio Cardoso, a carga tinha origem em um município do Pará e seguia com destino à cidade de Anápolis, em Goiás. Eles ainda informaram que a transportadora já havia sido alvo de operações pelo mesmo crime por outras três vezes.
A Adapec ressalta a importância de os consumidores verificarem a procedência dos alimentos que consomem e de denunciarem práticas irregulares. Além disso, a agência reforça a importância de que os produtos alimentícios sigam as normas de inspeção e segurança alimentar, garantindo a qualidade e a segurança da população. A apreensão desta carga é mais uma ação da Adapec no combate à venda de alimentos impróprios para o consumo.