Caravana da Secretaria da Mulher mobiliza população de Paraíso e Lagoa da Confusão pelo fim da violência contra a mulher

logo

Conecte conosco

Caravana da Secretaria da Mulher mobiliza população de Paraíso e Lagoa da Confusão pelo fim da violência contra a mulher

Caminhada pelo fim da violência contra a mulher foi realizada em mais dois municípios tocantinenses nessa quarta-feira, 23

A Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher) foi às ruas mais uma vez nessa quarta-feira, 23, para conscientizar a população sobre o fim da violência contra a mulher. Desta vez, a campanha do Agosto Lilás chegou aos municípios de Paraíso do Tocantins e Lagoa da Confusão.

Em Paraíso do Tocantins, a avenida Bernardo Sayão ganhou a cor lilás, na caminhada que saiu do Fórum, ao som da fanfarra do Colégio Militar do Estado do Tocantins — Unidade V Diaconizio Bezerra da Silva.

As ações do Agosto Lilás visam conscientizar a população sobre os tipos de violências sofridas pelas mulheres: violência física, violência patrimonial, violência psicológica, violência moral e violência sexual.

Instituída em janeiro deste ano pelo governador Wanderlei Barbosa, a Secretaria de Estado da Mulher tem realizado ações que garantam os direitos das mulheres e conscientiza a população para o fim da violência. A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, reforça que a luta pelos direitos das mulheres não é apenas da secretaria, mas de todos. “Sabíamos que teríamos um grande desafio para garantir os direitos das mulheres. Já lançamos algumas campanhas nas praias do Estado e hoje estamos com a campanha “Agosto Lilás: Não se Cale! Levante a mão e diga não!” Essa é uma campanha nacional, mas temos a Lei Estadual n° 3.637 para sensibilizar a população, homens e mulheres, órgãos municipais e estaduais, para voltarmos nossos olhares para essa causa que precisa de socorro”, enfatizou.

Conscientizar a população sobre os tipos de violência e os canais de denúncia é uma eficaz medida para o fim da violência contra a mulher. O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, destacou que ações como a campanha Agosto Lilás merecem ser levadas a público. “Precisamos ir às ruas dar visibilidade a temas tão sensíveis como este. Estamos levando a conhecimento de todos um assunto tão importante”, enfatizou.

O evento contou com a participação do prefeito de Paraíso, Celso Morais; da secretária Municipal de Assistência Social, Hilma Mascarenhas; da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, das conselheiras tutelares e demais secretários municipais.

Lagoa da Confusão

Em Lagoa da Confusão, a caminhada percorreu por toda a Avenida Vitorino Panta. Mulheres, homens, representantes de órgãos municipais e estaduais se reuniram ao entardecer para propagar a mensagem do Agosto Lilás.

Em seu discurso, o delegado da Polícia Civil, Guilherme Couto, afirmou que essa é uma luta que todos podem contribuir. A polícia está disponível para receber qualquer denúncia contra a mulher. Em briga de marido e mulher se mete a colher sim. O tempo da mulher sofrer calada passou. Essa campanha enaltece isso: a busca por justiça por mulheres que se calaram por muito tempo. Estamos em busca dos autores desses crimes. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão ao lado da população para responsabilizar qualquer autor de qualquer crime que atinja não só a mulher, mas a todos.

Representando a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a diretora de enfrentamento à violência contra a mulher, Antonia Ferreira, explicou que a campanha foi criada para acabar com o ciclo de violência. “A campanha Agosto Lilás foi pensada para que de mãos dadas possamos lutar e acolher a mulher que vive em situação de violência. Nosso objetivo é acolher cada uma dessas mulheres e ajudá-las a romper com o ciclo da violência”, reforçou.

A comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Joicilene Araújo, reforçou que esta deve ser uma luta verdadeira. “Espero que não estejamos aqui apenas para fotos e vídeos, mas que estejamos de coração, estejamos aguerridos nesta luta em defesa do direito das mulheres. A violência precisa acabar!”, enfatizou.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, agradeceu ao Governo do Tocantins e à Secretaria da Mulher pela iniciativa. “É com imensa gratidão que reconheço o comprometimento do Governo do Tocantins e da incansável equipe da Secretaria da Mulher. Parabéns por liderarem essa causa tão vital e por inspirarem nossa comunidade”, destacou.

A marcha contou com a presença do prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares; da secretária de Assistência Municipal, Anna Flávia Carlos; do delegado Guilherme Couto; e do secretário de Segurança Pública Municipal, tenente Adão Marinho; além de representantes da Câmara Municipal de Vereadores, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

A campanha Agosto Lilás, coordenada pela Diretoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, traz às cidades tocantinenses não apenas conscientização, mas também reflexões profundas acerca da importância e da aplicação da Lei Maria da Penha.

Secretária da Mulher, Berenice Barbosa, juntamente com prefeito de Paraíso, Celso Morais, durante caminhada – Davi Andrade Melo

Caminhada da campanha Agosto Lilás realizada em Lagoa da Confusão – Maiko Mota

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA