A manhã desta terça-feira (10) foi especial para os portadores de transtornos mentais em Gurupi, pois foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, com uma programação recheada de atividades no Parque Mutuca, promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).
O objetivo do evento foi incentivar a participação e conscientização da população sobre o assunto e alertar para a importância do tratamento dos portadores de transtornos mentais fora das clínicas psiquiátricas, garantindo a eles a ressocialização. “Esse dia foi criado para divulgar mais o atendimento da saúde mental, integrar os pacientes na sociedade e combater o preconceito”, disse a Coordenadora do CAPS, Maria do Carmo.
Ainda segundo a coordenadora, o CAPS I já tem cadastrado cerca de três mil pessoas com algum tipo de transtorno mental. Por dia, são pelo menos 30 pacientes que recebem cuidados pelas equipes da unidade em Gurupi.
A programação teve a participação de familiares e amigos dos pacientes do CAPS I, que acompanharam apresentações musicais, aula de zumba, aferição de pressão arterial e café da manhã.