Capital da Amizade deverá ser também a Capital do Ciclismo, Projeto de Lei acaba de ser aprovado na Câmara Municipal de Gurupi
Outros Projetos de Leis (PL) aprovados hoje foram à criação e denominação Centro de Reabilitação Física e Intelectual Monsenhor Geraldo Torres e outro que propõe sobre a instalação, funcionamento, administração e fiscalização dos cemitérios e crematórios do município de Gurupi.
O PL que visa tornar Gurupi a Capital de do Ciclismo é o 071/2018, proposto pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB) foi votado e aprovado durante a última sessão ordinária deste mês de novembro, na manhã desta quarta-feira, 28.
A proposta propõe também criar o Dia Municipal do Ciclista, denominado de o “Dia do Pedal”, a ser celebrado no dia 19 de agosto, mesma data do Dia Nacional do Ciclista que foi estabelecida no ano passado após a Lei federal ter sido aprovado no Senado. Marinho explicou a importância de ter uma data para os ciclistas.
“Gurupi é proporcionalmente a cidade com a maior concentração de ciclistas, se considerado o número de habitantes. Nossa cidade tem sido destaque no esporte, pois tem trazido títulos nacionais, interestaduais e municipais, além disso creio que tendo esse destaque no ano, poderá incentivar mais pessoas a praticar o ciclismo”, explicou o parlamentar.
Outros projetos aprovados
Conforme a proposta de Lei do Executivo (31/2018), a administração dos cemitérios de Gurupi é regida pelas Leis 1.146/1996 e 1.241/1998 n. 1.241/1998, que estariam defasadas e com a aprovação dessa nova Lei serão revogadas.
O relator do PL o vereador Wendel Gomides explicou que após a nova Lei ser sancionada pelo prefeito, será aberto processo licitatório para contratar uma nova empresa para administrar os cemitérios. “Com a aprovação desse projeto autorizamos o prefeito a licitar um novo processo, e essa prestação indireta dos serviços de cemitério no município será efetuada por delegação nas modalidades de concessão e/ou permissão, mediante contrato”, explicou Gomides.
Outra propositura aprovada por unanimidade à criação e denominação do Centro de Reabilitação Física e Intelectual (CER II) Monsenhor Geraldo Torres, em homenagem ao sacerdote. O CER II fica localizado na situado na Rodovia BR-242, Lote 04, Loteamento Fazenda Santo António e é um pedido feito por requerimento pelo vereador Ivanilson Marinho no ano de 2017. E será destinado atendimentos, identificação precoce de deficiências físicas e intelectuais, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação.
Também foi aprovado PL de autoria do vereador André Caixeta (PSB) em que obriga o Executivo Municipal a disponibilizar em sua página oficial na internet um ícone para acesso público contendo dados dos Conselhos Municipais, como calendário de reuniões, nomes dos integrantes, contatos, atas e outros dados que forem relevantes à comunidade.