Nesta primeira etapa serão instruídos os profissionais de saúde de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional
O Brasil passará a ofertar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) testes rápidos de diagnóstico da hanseníase em nível assistencial, de forma universal e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para disponibilizar este serviço a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) inicia a série de capacitações sobre o uso do teste rápido para os profissionais de saúde (enfermeiros e médicos) da Atenção Básica.
A Área Técnica Estadual da Hanseníase da (SES-TO) será a responsável por coordenar as atividades e informou que serão instruídos, inicialmente, quatro municípios: Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi. A primeira capacitação será realizada em Palmas no período de 9 a 13 de maio, a partir das 13 horas, no Instituto Vinte de Maio (Fesp) e aulas práticas em Unidades de Saúde da Capital.
Na semana de 23 a 27 de maio será a vez dos profissionais de saúde de Araguaína. Já no mês de junho estão sendo programadas as capacitações para os municípios de Porto Nacional e Gurupi.
A capacitação faz parte do Projeto Apeli (ação para Eliminação da Hanseníase), e será realizada pela Fundação Alfredo da Mata (Fuam) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em parceria com a Coordenação Estadual de Hanseníase do Tocantins.